Governador

16h04min - 03 de Julho de 2012 Atualizado em 00h11min - 01 de Julho de 2013

Agência norte-americana Standard & Poor's classifica Minas no "grau de investimento"

“Essa classificação atesta o acerto da estratégia do Governo do Estado nos últimos anos”, afirma o governador Anastasia

A agência de classificação de riscos norte-americana Standard & Poor’s, que recentemente passou a avaliar as contas de Minas Gerais, publicou nesta segunda-feira (2), relatório técnico atribuindo ao Governo de Minas o rating (BBB-) indicando o Estado ao status de investiment grade (ou “grau de investimento”).

A classificação do Estado no grau de investimento permite diversos benefícios, como um ambiente de negócios mais favorável, taxas de juros menores e atração de grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

“Fico muito feliz que, como resultado de um trabalho de muitos anos, iniciado em 2003 com o Choque de Gestão, nós conseguimos alcançar um patamar fundamental, que é o chamado investiment grade, o grau de investimento aprovado pela Agência Standard & Poor´s. Minas Gerais está de parabéns, porque agora nós temos mais facilidade ainda de obter crédito internacional para melhores investimentos”, afirma o governador Antonio Anastasia.

Para o governador, essa conquista evidencia a pujança do Estado de Minas Gerais, mesmo em um momento de crise global. “A adoção de uma política fiscal controlada respondendo rapidamente à perda do dinamismo da economia foi fundamental para assegurar o equilíbrio das contas estaduais”, ele acrescenta.

Diferentes frentes de ação foram empreendidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, não apenas em termos econômico-financeiros, mas também na gestão administrativa, imprimindo uma dinâmica que refletisse na obtenção de receitas extras e no controle dos gastos. “A obtenção do grau de investimento atesta o acerto da estratégia de atuação desenvolvida pelo governo de Minas nos últimos anos”, ressalta Anastasia.

A avaliação de risco de crédito é um sistema de notas desenvolvido por agências de análise de riscos que refletem a opinião de seus analistas sobre a capacidade e a vontade de um emissor – que pode ser um país, um estado ou uma empresa – em saldar seus compromissos financeiros.

A partir da nota de risco recebida, o chamado rating, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos compensa o risco de perda do capital investido em função da instabilidade da instituição em questão. A tabela a seguir mostra os graus de classificação:

Pontos destacados pelos analistas da Standard & Poor´s

Entre os pontos positivos de sua análise, a Standard & Poor’s destacou a gestão fiscal prudente e transparente desenvolvida pelo Governo de Minas nos últimos anos e a melhoria de performance financeira sólida e recorrente do Estado.

Os analistas da agência americana destacaram ainda a negociação bem sucedida do Governo de Minas junto às instituições financeiras Credit Suisse, Banco Mundial e Agência Francesa de Crédito, que viabilizou uma operação de vulto e prazo relevantes e contribuiu para o perfil do passivo financeiro do Estado.

Minas Gerais obteve o mesmo rating atribuído aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Estado também é bem avaliado pela Agência Moody´s

O Estado de Minas Gerais já vinha sendo avaliado pela Agência Moody’s ao longo dos últimos anos. Em seu primeiro resultado, em fevereiro de 2000, obteve nota B3, dentro no chamado “grau especulativo”. Desde então, com um maior controle dos gastos e forte compromisso com o equilíbrio fiscal, o Estado tem subido gradativamente nessa escala de confiabilidade.

Em 2010, Minas atingiu o último degrau da faixa especulativa de acordo com a classificação da Moody’s, com a nota Ba1, refletindo a manutenção da tendência de melhoria das operações financeiras, sustentada pelo forte crescimento de receitas e reformas orçamentárias significativas.

Em junho de 2012, a Moody’s esteve novamente visitando o Estado para coletar dados e informações. Dentro de alguns meses também deverá se posicionar sobre a manutenção ou alteração do atual rating de Minas Gerais.