Governador

16h55min - 12 de Setembro de 2013 Atualizado em 18h07min

Agraciados pela Medalha JK destacam legado do ex-presidente Juscelino Kubistchek

Homenagens ao ex-presidente da República e aos moradores do município de Diamantina marcam solenidade de entrega da condecoração

A visão de futuro foi a principal característica do ex-presidente Juscelino Kubistchek lembrada pelos agraciados com a Medalha JK, nesta quinta-feira (12), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Um dos agraciados, o chef Ivo Faria falou sobre o legado deixado por Juscelino Kubistchek. “JK foi um político desbravador, foi um homem de coragem, um homem que colocou o país em outra rota. Sinto-me muito honrado por receber essa medalha, por pertencer a uma classe que era desclassificada e hoje é uma classe que tem certo valor dentro da sociedade mineira. Para nós, cozinheiros, acho que isso foi uma quebra de barreiras muito grande’’, afirmou Faria, que fez questão de ressaltar que teve a honra de cozinhar para o ex-presidente em uma ocasião.

A alegria de receber a honraria também foi ressaltada pela agraciada Elizabeth Costa Dias, médica sanitarista e do trabalho e professora da Universidade Federal de Minas Gerais. “É uma emoção muito grande, é um reconhecimento estar com meu nome associado a uma figura ilustre de mineiro, brasileiro e cidadão mundial como Juscelino. JK é uma influência para todos os brasileiros, para os mineiros, e, em particular, para os médicos’’, disse.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), agraciado com a Grande Medalha, destacou o Estado e o legado de JK. “Minas representa a história do país, tudo passa por aqui. Esta medalha representa o maior presidente da história. Foi um homem que é referência para todo o mundo político, pela coragem em inovar. Fico muito feliz de estar aqui, hoje, recebendo essa condecoração’’, disse.

Também agraciada, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Selma de Souza, destacou que aprendeu a gostar de JK através do seu pai, segundo ela, fã incondicional do ex-presidente. “Juscelino, por onde passava, deixava o seu legado que, para mim, era a disposição ao trabalho, o desejo de ver uma nação próspera, de ver um cidadão cônscio dos seus direitos. Por isso, ele foi transportar a riqueza intelectual do Rio de Janeiro para implantá-la em Brasília’’, afirmou.

A solenidade

O governador Antonio Anastasia chegou ao Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, acompanhado do orador oficial da cerimônia de entrega da Medalha JK, governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também foi agraciado com a comenda. A realização da solenidade, no educandário, marca o ínicio do centenário de entrada do ex-presidente naquele estabelecimento de ensino, ocorrida em 1914.

Após honras militares, as autoridades se deslocaram para o palanque oficial, onde ouviram o Hino Nacional. Em seguida, o governador Anastasia, acompanhado da filha de Juscelino Kubitschek, Maristela Kubitschek, se dirigiu ao monumento de JK, onde fez aposição de um arranjo de flores em homenagem ao ex-presidente.

A cerimônia de entrega da Medalha JK é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, que nasceu em 12 de setembro de 1902. Criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, a Medalha foi entregue pela primeira vez em 1996.

A solenidade contou com apresentações da Schola Cantorum do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus e do Grupo Arte Miúda, ambos de Diamantina.

Homenagem aos moradores

Além dos agraciados, uma homenagem especial marcou o evento. Por meio de um grande painel, moradores de Diamantina podem se reconhecer no rosto do grande homenageado e filho mais ilustre da terra, Juscelino Kubistchek.

O painel com a imagem do ex-presidente JK foi composto por um grande mosaico de quase 200 imagens de moradores de Diamantina. As fotos foram feitas em agosto deste ano, por meio do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico. A homenagem é uma parceria do coletivo Nitro + Alicate com o Governo de Minas.

As fotos dos moradores de Diamantina foram feitas pelos profissionais do coletivo Nitro + Alicate numa tenda montada na Rua da Quitanda, conhecido ponto do centro histórico da cidade. O projeto Moradores tem como autores o jornalista Gustavo Nolasco, os fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o cineasta Alexandre Baxter.

Seminário

Após a solenidade, acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o governador Anastasia visitou a biblioteca do Seminário. Os cerca de 10 mil exemplares de obras dos séculos XVI, XVII e XVIII, que integram o acervo da biblioteca, foram higienizados recentemente. O trabalho contou com o apoio do Governo de Minas, por meio de recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Anastasia também cumprimentou os 36 seminaristas, oriundos de 34 municípios da região de Diamantina, o arcebispo de Diamantina, Dom João Bosco Oliveira de Faria, e o responsável pelo Seminário, padre Frederico Martins e Silva.