Governador

16h06min - 12 de Setembro de 2013 Atualizado em 17h26min

Anastasia aposta na união de esforços entre estados para a volta do crescimento do país

Homenagem a Juscelino Kubitschek, em Diamantina, reaviva experiências de gestão entre Minas Gerais e São Paulo para a modernização do Brasil

A união de esforços entre estados da federação para a busca do desenvolvimento social e econômico do país foi enfatizada nesta quinta-feira (12), em Diamantina, pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, durante solenidade que homenageia o legado do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. Tendo como orador oficial da solenidade de entrega da Medalha JK o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a cerimônia deste ano reavivou a aliança histórica entre Minas e São Paulo que, segundo o governador mineiro, foi fundamental para consolidar o progresso do Brasil.

Diante de centenas de pessoas, entre os 120 agraciados com a comenda, e diversas autoridades políticas, como o senador Aécio Neves e o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o governador Antonio Anastasia defendeu o resgate dessa unidade para a volta do pleno crescimento da nação, tendo como foco a eficiência na gestão pública. Para o governador, o momento atual pelo qual passa o país leva à necessidade de um novo pacto federativo, que leve o Brasil ao pleno desenvolvimento.

“A mudança é também a essência do momento singular que a Nação vive agora, tanto sob a égide política, quanto do ponto de vista econômico e social. Toca-nos uma fase de imensos desafios e grandes oportunidades, que, para ser vencida com sucesso, depende de um renovado entendimento entre os estados da federação para que o Brasil cresça mais, e de forma permanente, eficiente e sustentável”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, Anastasia destacou o clamor da população brasileira por mudanças no cenário nacional, não apenas buscando o desenvolvimento por meio da expansão do crédito, mas um desenvolvimento com base nos índices de países de primeiro mundo, que priorizam investimentos sólidos em áreas essenciais para a qualidade de vida da população, como saúde, educação, segurança, transporte e infraestrutura.

“Precisamos, agora, somar novamente esforços para que o Brasil avance com dignidade, no conceito das nações mais desenvolvidas do mundo. É preciso racionalizar a gestão pública, retomar as exportações, desenvolver tecnologia própria, inovar métodos e processos, e fazer as reformas que o país necessita. Outra tarefa primordial é remover as amarras que dificultam o investimento na modernização de nossa infraestrutura, e que prejudicam a competitividade da nação”, disse o governador mineiro.

Anastasia reiterou a importância da parceria sólida entre os estados, em favor do desenvolvimento do país. “Creio que é essa responsabilidade e o amor pelo Brasil - que com certeza nos unem também a outros estados e lideranças - que nos convocam a novo esforço, nesse particular momento da vida nacional, para promover o desenvolvimento econômico e social da Nação, e a melhoria das condições de vida não apenas da população de nossos respectivos estados, mas de todo o Brasil”, afirmou.

De Minas para o Brasil

O orador oficial da cerimônia, governador Geraldo Alckmin, ressaltou a importância das lideranças políticas mineiras no processo de desenvolvimento do país. “O senador Aécio Neves e o governador Antonio Anastasia personificam com exatidão o cerne do legado do presidente JK. Refiro-me ao legado de encontrar o fino equilíbrio de governar não apenas para homens e mulheres do presente, mas também para as gerações futuras. Por isso, trazem em suas veias a mesma força da transformação que marcou o quinquênio de JK, no qual a nação idealizou, planejou e executou as mais importantes mudanças estruturais de sua história, consolidando-as”, disse durante pronunciamento.

“Vale lembrar que assim como fizeram Aécio e Anastasia, JK também e ainda governador de Minas já tinha o binômio energia e transporte como metas de desenvolvimento, já tinha, portanto, antes mesmo de ser presidente, as mesmas prioridades que vejo com tanta nitidez nos dois exemplos públicos aqui presentes”, afirmou Geraldo Alckmin.

O governador de São Paulo ainda enfatizou que o Brasil continua contando com Minas porque Minas, segundo ele, é uma usina de planejadores. “Os planejadores de Minas são, também, exímios conciliadores entre pessoas, entre gerações, entre raças e credos. Quero dizer, ao prestar esta homenagem, que Minas mantém os mesmos materiais e o mesmo ideal humano que fizeram de JK o presidente dos sonhos dos brasileiros. Minas sempre guardará em seus homens públicos o entusiasmo do presente e a chave do futuro”, disse Alckmin.

Em seu discurso, o prefeito de Diamantina, Paulo Célio, enalteceu os feitos de Juscelino Kubitschek não só para Minas, mas para o país. Para ele, a presença do governador Alckmin como orador da solenidade simboliza a proximidade entre os dois estados para o avanço do desenvolvimento do país.

“Muito nos honra a sua presença, ainda mais como orador oficial desta solenidade. Transmita aos paulistas o nosso sentimento de afeto, respeito e consideração que, com justiça, são merecedores. Posso afirmar que hoje nossa cidade vem recebendo mestres e doutores paulistas no quadro docente da nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Antes, vieram os bandeirantes em busca das pedras preciosas. Hoje, têm esses novos bandeirantes, trazendo pérolas do conhecimento, pérolas do saber”, disse o prefeito.

A solenidade também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Herculano; além de deputados e outras autoridades políticas.