19h12min - 18 de Maio de 2012 Atualizado em 11h42min - 30 de Junho de 2013

Cardápio de produtos da Região das Águas é lançado durante Salão Mineiro do Turismo

Material oferece 46 novos produtos e sugestões de roteiros para incentivar e incrementar a venda de produtos inovadores nesta tradicional região de Minas

Gil Leonardi/Imprensa MG
Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, durante o 4º Salão Mineiro de Turismo Mineiro

Com objetivo de aumentar a competitividade da região do Circuito Turístico das Águas, foi lançado nesta sexta-feira (18), durante a programação do 4° Salão Mineiro do Turismo, o Cardápio de Produtos da Região das Águas. O material apresenta 46 produtos inovados e dicas de roteiros pelos municípios de Caxambu, Cambuquira, São Lourenço, Carmo de Minas, Baependi e Lambari.

O cardápio de produtos turísticos traz o resultado de um trabalho realizado em parceria pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria e Estado de Turismo com o Sebrae-MG, que visou fortalecer o destino a partir de uma identidade regional revigorada, destacando o alto valor agregado das águas em roteiros turísticos voltados para o bem estar, á longevidade, á beleza, e não apenas à cura de doenças.

De acordo com Agmar Campos, gerente da Unidade de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae-MG, “o catálogo faz parte das ações do Sebrae-MG para reforçar a competitividade do setor de turismo na região das Águas”. “O objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas e posicionar a região como um destino turístico de bem-estar em Minas Gerais”, afirmou.

O cardápio de produtos turísticos da região das águas será distribuído para publico final, operadoras e agências de viagem. Em destaque, estão os produtos turísticos associados às águas, aos cafés especiais da região premiados internacionalmente, e à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira com suas montanhas, Mata Atlântica e parques estaduais e municipais – identidade redefinida através da metodologia do Projeto com os empresários da região e materializada pelo Cardápio.

Dados da Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Setur em 2011, apontam que 38% do fluxo de visitantes da região do Circuito das Águas são do Rio de Janeiro, 33% de Minas Gerais e 25 % de São Paulo. Desses, 63% buscam o lazer e 16% viajam em busca de tratamento voluntário ou SPAs. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o foco da Setur com este novo cardápio é inovar a oferta de produtos e ampliar a visitação de turistas na região. “Queremos aliar o bem estar e a saúde com atrativos de natureza, valorizando também produtos característicos da região da Mantiqueira”, ressaltou.

Salão Mineiro do Turismo

O 4º Salão Mineiro do Turismo é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Azul Linhas Aéreas, Sebrae-MG, Mercado Central, Confederação Nacional do Comércio, Fiemg, Programa Turismo de Negócios, por meio do Fundo BID Fumin, Companhia Mineira de Promoções, Master Turismo e Pampulha Turismo.

O evento é considerado um dos mais importantes do setor turístico do Estado e é um convite para que o mineiro escolha opções de viagens e roteiros turísticos por todas as regiões do Estado e, ainda, um espaço para a preparação e qualificação da cadeia produtiva para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais passarão a receber nos próximos anos.

A feira acontece nos dias 18 e 19 de maio, no Minascentro, e é gratuita e aberta ao público, das 10h às 20h. Para mais informações, acesse: www.salaomineirodoturismo.com.br.