Governador

15h54min - 18 de Maio de 2012 Atualizado em 04h14min - 01 de Julho de 2013

Vice-governador participa da abertura do 4º Salão Mineiro do Turismo

Salão busca promover e incentivar a comercialização e a divulgação dos destinos turísticos de Minas

Gil Leonardi/Imprensa MG
Alberto Pinto Coelho participou, no Minascentro, da abertura oficial do 4º Salão Mineiro do Turismo

O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta sexta-feira (18), no Minascentro, da abertura oficial do 4º Salão Mineiro do Turismo, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo. O salão tem por objetivo promover e incentivar a comercialização e a divulgação dos destinos turísticos de Minas Gerais aos profissionais do setor, imprensa e público em geral, além de divulgar o processo de regionalização do Turismo no Estado.

Para o vice-governador, valorizar o setor turístico significa fomentar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais, com destaque para a geração de empregos de qualidade. “O Governo de Minas mostra que, através da Secretaria de Turismo, está trabalhando para dar a dinâmica e a valorização indispensáveis à atividade turística em nosso Estado, criando oportunidades para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Este é o espaço para a troca de informações, de conhecimento e de sugestões daqueles  que atuam no cotidiano da atividade turística, a partir disso vamos empreender novas iniciativas para dinamizar o turismo mineiro”, ressaltou Alberto Pinto Coelho.

A 4º Edição do Salão Mineiro do Turismo será uma oportunidade de troca de conhecimento, capacitação, de comercialização de produtos e promoção dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas Gerais, bem como a apresentação de setores de destaque, como o artesanato, gemas e joias, gastronomia, manifestações culturais, turismo de negócios e palestras, além de promover o contínuo fortalecimento das instâncias de governança regional.

“O Salão Mineiro do Turismo congrega as diversas Minas. Estão aqui presentes os circuitos turísticos, as atrações e os atrativos de norte a sul. Essas pessoas vêm pra cá, apresentam as potencialidades de suas regiões, comercializam com as agências, com os operadores, com as companhias áreas, trocam experiências e buscam soluções. Nosso Salão do Conhecimento será fundamental também para levar informação, casos de sucesso, para apresentar inovações para aqueles que operam o turismo em Minas Gerais”, disse o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus.

Este ano, o Salão terá foco na mobilização, na aquisição de conhecimentos e na capacitação profissional para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais recebem. A expectativa de público, nos dois dias de evento, é de 12 mil visitantes. O Salão do Turismo conta com a parceria da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos.

A solenidade de abertura do Salão contou com a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro; dos secretários de Estado Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Carlos Melles (Transporte e Obras Públicas), Sérgio Barroso (Extraordinário para a Copa do Mundo) e Bráulio Braz (Esporte e Juventude); dos presidentes do Sistema Fecomércio Minas, Sesc e do Sebrae-MG, Lázaro Luiz Gonzaga; da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas, Francisco Melo.