Minas por Região
Social | Trabalho / Social

17h27min - 18 de Outubro de 2012 Atualizado em 20h26min - 30 de Junho de 2013

Educadores e alunos realizam caminhada para o combate à violência contra criança

Professores e estudantes de escola estadual no bairro Vera Cruz realizaram passeata

Fernanda Toussaint
Estudantes da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior, no bairro Vera Cruz, fizeram passeata
Estudantes da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior, no bairro Vera Cruz, fizeram passeata

Para ajudar a combater os casos de violência psicológica, física, sexual e de negligência contra crianças e adolescentes, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), junto com professores e estudantes da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior, no bairro Vera Cruz, em Belo Horizonte, realizaram, nesta quinta-feira (18), uma passeata e visitaram vários comércios da região onde afixaram cartazes e adesivos da Campanha “Proteja Nossas Crianças”. O objetivo dessa ação, que acontece em várias regiões do Estado, nesse mês em que é comemorado o dia da criança, é ampliar a campanha nas 3.762 instituições de ensino estaduais.

De acordo com a superintendente de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania da Sedese, Janice de Souza, um estudo realizado pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), constatou que as escolas são a melhor porta de entrada para o combate às violações de Direitos Humanos. “A parceria dos profissionais da educação é fundamental, uma vez que a escola é o local de aprendizado e acolhimento diário durante a fase de maior fragilidade e vulnerabilidade dessas pessoas. Por esse motivo, essa ação se torna fundamental ao levar a esses ambientes informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e disponibilizar materiais que ressaltem a importância de combater esses crimes”, pontuou.

Para o professor de Educação Física, Celso Fassheber, que participou da caminhada, a iniciativa serve de alerta para que não só os educadores, mas a comunidade, como um todo, fiquem atentos aos casos de violência e saiba como se proceder em uma situação como essa.

A comerciante Marilia Costa, que trabalha há 17 anos em uma lanchonete em frente à escola, disse que achou o movimento muito importante. “Como nessa região frequentemente escutamos falar que houve algum crime, acredito que essa intervenção ajudará a combater esse problema da violência e a levar uma condição de vida mais digna para muitas crianças e adolescentes”, acrescentou.

Conforme o art. 245, do Estatuto da Criança e do Adolescente, os médicos, professores, ou outros profissionais responsáveis por estabelecimentos de saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche que deixarem de comunicar à autoridade competente os casos de que tenham conhecimento de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente configura crime, com multa de três a vinte salários mínimos, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

Canal de denúncia

A fim de facilitar o processo de denúncia, o Governo de Minas Gerais disponibiliza o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), que recebe e encaminha as acusações de violação de direitos humanos. De janeiro a setembro deste ano, o disque já recebeu 1.776 queixas de crimes contra criança e adolescente. Desse total, os casos mais registrados foram de violência física intrafamiliar (676), negligência e abandono (575) e violência sexual intrafamiliar (101). 

Toda pessoa pode ajudar a combater qualquer violação, sobretudo as sofridas pelos grupos mais vulneráveis como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, LGBTs entre outros.  O serviço é sigiloso, gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Para que a denúncia seja apurada com mais agilidade e as providências tomadas, o denunciante precisa fornecer informações básicas, como identificação da vitima e do agressor, além do endereço completo do local da violação.

Campanha Proteja Nossas Crianças

Lançado em maio de 2008, a campanha Proteja Nossas Crianças promove ações educativas, organiza blitze em pontos estratégicos, como rodovias, fomenta o apoio e a organização de iniciativas semelhantes nos municípios e em entidades parceiras. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato