Agricultura

11h55min - 05 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h56min

Emater-MG incentiva feiras livres de agricultura familiar no interior do Estado

Investimento por meio do Programa Minas Sem Fome irá beneficiar 2.200 famílias de agricultores familiares

Divulgação/Emater
Feira livre em Santo Antônio do Jacinto

Um dos meios de comercialização de produtos da agricultura familiar no Estado, as chamadas feiras livres, têm sido ao longo dos anos fomentadas e fortalecidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). E isso acontece por meio de várias ações. Exemplo disso vem desde 2010 do Minas Sem Fome (MSF), programa que a empresa pública mineira gerencia. Só para este final de ano, a Emater-MG agenda a entrega de equipamentos bancados pelo programa para a implantação de 41 projetos de feiras livres em municípios do Estado, no valor de R$ 320 mil.

Os materiais (balanças, jalecos e barracas), usados para padronizar e organizar as feiras compõem os kits do programa, que este ano, já começaram a ser enviados para alguns escritórios da empresa no interior, entre eles o do município de São Francisco, no Norte mineiro. A informação é do gestor do projeto de feira livre do MSF, Ademar Moreira. “Tradicionalmente a Emater-MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações com o objetivo de fortalecer e qualificar a inserção dos agricultores familiares, neste canal de comercialização”, explica.

Segundo Ademar, só com a verba do Minas Sem Fome, a Emater-MG terá investido até o final deste ano, mais de R$ 1 milhão em equipamentos para 104 feiras livres, beneficiando um total 2.200 famílias de agricultores familiares no Estado. O valor é a soma das aplicações dos anos 2010, 2011, 2012 e 2013, conforme o gestor.

De acordo com Ademar Moreira, o processo de instalação de uma feira livre de produtos da agricultura familiar inicia-se pelo interesse dos produtores organizados, a partir da demanda dos consumidores. Moreira chama a atenção para a importância de a iniciativa envolver a parceria de prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais ou de produtores, conselhos gestores do município e colegiados como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), entre outros órgãos de apoio, além da Emater-MG.

Para o coordenador técnico, a feira livre é um empreendimento que valoriza a identidade regional, gera trabalho, ocupação, renda e receitas que dinamizam a economia dos pequenos municípios. “É definitivamente um espaço de socialização, profissionalização e inclusão socioeconômica do agricultor e de sua família”, argumenta.