Segurança / Defesa Social

17h19min - 16 de Outubro de 2009 Atualizado em 14h57min - 25 de Junho de 2013

Empresas recebem Selo de Responsabilidade Empresarial

BELO HORIZONTE (16/10/09) - Dezenove empresas que atuam nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais receberam ontem (15), a certificação do Selo de Responsabilidade Empresarial – Edição 2009, uma iniciativa do Governo de Minas por meio do sistema Sedvan/Idene, em parceria com o CeMAIS/ Instituto de Governança Social (IGS). O selo fomenta o desenvolvimento destas regiões por meio de ações integradas entre os diversos setores da sociedade, estimulando a iniciativa privada a adotar posturas responsáveis de acordo com os pilares de desenvolvimento sustentável.

A solenidade integrou o 7º Seminário Aberto em Minas Gerais - Responsabilidade Social Empresarial – IV Encontro Internacional, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e contou com a presença de autoridades, convidados e representantes das empresas premiadas. O evento discutiu temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, economia solidária e responsabilidade social, com foco na participação da sociedade civil organizada no processo de desenvolvimento.

A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan/MG), Elbe Brandão, destacou a decisão acertada do governo de Minas de adotar o modelo de governança social na execução de políticas públicas, “a gestão participativa, a priorização do interesse coletivo e as parcerias firmadas com a sociedade civil, tradições religiosas e iniciativa privada, tudo isso é um avanço no modo de governar que vem trazendo resultados positivos como esta certificação que fazemos hoje”, disse.

Os representantes das empresas certificadas destacaram a criação do Selo de Responsabilidade Empresarial como um meio de formalizar e incentivar a participação das organizações no ambiente em que estão inseridas. Para o senhor Luis Alberto Mendes, da Coteminas, o chamamento das empresas privadas e públicas para a celebração desta parceria em prol da sociedade é uma iniciativa brilhante, “nos transformamos publicamente em agentes sociais e multiplicadores da promoção social da nossa região e da valorização do homem e do seu meio, e assumimos isso mais do que como um propósito, mas uma missão”, enfatizou.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), Renata Vilhena, parabenizou todas as empresas certificadas e as novas que se inscreveram para a Edição 2010, desejando que esta parceria cresça e produza resultados. “Que este Selo seja um exemplo de que a união entre o poder público e a iniciativa privada pode transformar a sociedade”, concluiu.

Certificação

As empresas certificadas na edição 2009 foram: Circuito dos Diamantes: (Diamantina), Cooperativa Dedo de Gente: (Curvelo e Araçuaí), Cooperjap (Japonvar), Coteminas: (Montes Claros), Drogaria Minas-Brasil: (Montes Claros), Fábrica de Móveis Santos Rocha: (Turmalina), Fadenor: (Montes Claros), Favag: (Nova Porteirinha), HM Lubriscap: (Montes Claros), Laticínio Ike: (Diamantina), Laticínio Saboroso: (São Francisco), Laticínio Vista Alegre: (Manga), Mineração Pedra Menina: (Senador Modestino Gonçalves), Natura Milk: (Turmalina), Nutrivale: (Belo Oriente), Plantar: (Curvelo), Rima (Bocaiúva), Tempero Arruda: (Taiobeiras), Triama: (Montes Claros).

As empresas que conquistaram o selo devem, ainda, enviar mensalmente os relatórios com a descrição da manutenção das atividades e/ou desenvolvimento de novas ações durante o período de dois anos - validade do selo. “Os relatórios serão publicados no site do selo como forma de evidenciar o desenvolvimento de ações de responsabilidade empresarial das empresas participantes e dar transparência ao processo”, explica Flávio Alcoforado, diretor executivo do Cemais/IGS.

As empresas interessadas em participar da Edição 2010 do Selo de Responsabilidade Empresarial ainda têm tempo. O edital que estabelece os critérios para a participação de empresas socialmente responsáveis está disponível na página eletrônica (www.projetoigs.org.br/selo) e no site do Idene (www.idene.mg.gov.br). As inscrições vão até o dia 19 de novembro.