Minas por Região
Copa do Mundo

17h30min - 07 de Junho de 2013 Atualizado em 09h31min - 01 de Julho de 2013

Esquema de policiamento garante a segurança da seleção de futebol do Taiti

Delegação taitiana foi a primeira a desembarcar no Brasil para a Copa das Confederações. Estreia da equipe acontece no próximo dia 17, no Mineirão

Alexandra Martins/Secopa MG
Técnico Eddy Etaeta (esq.) e o atacante Steevy Chong-Hue, durante entrevista coletiva
Técnico Eddy Etaeta (esq.) e o atacante Steevy Chong-Hue, durante entrevista coletiva

A seleção do Taiti foi a primeira a desembarcar no Brasil para a Copa das Confederações. A delegação do país da Polinésia Francesa, que conquistou o direito de participar da competição ao vencer a Copa da Oceania, chegou ao Aeroporto Internacional de Confins nesta quinta-feira (6/7).

Desde o desembarque até a chegada no hotel onde ficarão hospedados, os taitianos foram escoltados por um grande aparato da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, BHtrans, Guarda Municipal e Departamento de Estrada e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG). O Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na Cidade Administrativa, fez o monitoramento, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no aeroporto e em todo o trajeto.

Enquanto estiverem na capital, a delegação será vigiada 24 horas por dia pela Polícia Militar. De acordo com o coronel Wilson Cardoso, todas as seleções que passarem pela capital terão esquema de segurança máxima. “As delegações que chegarem ao Estado vão ser acompanhadas 24 horas por dia. O esquema de segurança começa já no desembarque no aeroporto. A partir de então, uma célula de segurança integrada por vários órgãos acompanhará a seleção em todo deslocamento”, explica o coronel.

Autoridades e turistas estrangeiros também serão beneficiados com o esquema, que tem o objetivo de agilizar o desembarque e garantir a segurança. “Qualquer ocorrência, atividade ou evento que ocorra, havendo a necessidade de intervenção, através destas imagens nós teremos condições de fazer isto”, destaca a secretária adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo. "Após a Copa das Confederações, o esquema continuará existindo, bem como após a Copa do Mundo”, conta a secretária adjunta.

A seleção do Taiti está no Grupo B da Copa das Confederações, ao lado da atual campeã mundial Espanha, Nigéria e Uruguai. O Taiti estreia na competição no próximo dia 17, no Mineirão.

O técnico Eddy Etaeta, durante coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (7/6), agradeceu o carinho dos fãs já conquistados no Brasil. “Toda essa receptividade é uma grande novidade para nós", revela. Sobre o fato de ser a equipe menos experiente entre as demais da competição, o atacante Steevy Chong-Hue explicou que a maior conquista, para o time, é estar na disputa. “Representar o nosso país é nosso maior mérito. Estamos aqui, vamos jogar contra nossos ídolos no futebol, o Brasil é um país incrível, enfim, temos muito que comemorar”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato