Minas por Região
Turismo | Cultura

14h14min - 26 de Maio de 2014 Atualizado em 14h16min

Estado e ALMG lançam programação especial em homenagem ao Bicentenário da Morte de Aleijadinho

Ano será marcado por atividades que celebram o artista mineiro reconhecido mundialmente por sua força e genialidade. Programação foi apresentada nesta segunda-feira

Exposições, publicações especiais, encontros sobre o patrimônio cultural, homenagens e lançamento de medalha comemorativa são alguns dos eventos programados para 2014, quando é lembrado o Bicentenário de Morte de Aleijadinho. A programação oficial foi divulgada pelo Governo de Minas e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (26/05), quando também foi lançada enquete para escolha da imagem que deverá ser cunhada na medalha comemorativa do Bicentenário de Aleijadinho.  Os cidadãos poderão escolher entre três imagens participando da votação que estará aberta até o dia 6 de junho, no portal da ALMG, na página www.almg.gov.br/aleijadinho. Além de escolher a imagem, os interessados poderão acompanhar pelo site as ações que serão desenvolvidas pela ALMG, pelo Governo do Estado e por parceiros, ao longo de 2014.

Pela relevância do tema, o calendário proposto pela Assembleia Legislativa e pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, deve receber novas atrações ao longo do ano. Para isso, além das atividades propostas pelas instituições realizadoras, está sendo feito um trabalho de articulação junto a instituições, municípios e arquidioceses, no intuito de tornar esta programação cada vez mais rica e representativa. Confira abaixo a programação oficial em homenagem ao Bicentenário de Aleijadinho.

O Dia do Barroco Mineiro e o ano do Bicentenário de Aleijadinho foram criados pela Lei 20.470/2012, originária do Projeto de Lei 3.396/12, de autoria do presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro. A legislação prevê que, anualmente, em 18 de novembro, sejam realizadas no Estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao barroco mineiro, à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos demais expoentes desse estilo. A lei também estabelece que 2014 é o Ano de Comemoração do Bicentenário de Morte de Aleijadinho.

Comissão Curadora e Gestora

Para organizar o calendário de ações foram instituídas as Comissões Curadora e Gestora. Elas foram criadas após a publicação da Lei 20.470. A Comissão Curadora foi criada para pensar o conceito desta programação e, a partir daí, elaborar o calendário de ações. É formada por integrantes de notório saber, como gestores culturais, pesquisadores, colecionadores e artistas. Já a Comissão Gestora, formada por conhecedores do estilo artístico, tem o papel de dar suporte à execução e gestão dos eventos. 

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, presidente da Comissão Curadora, ressalta a relevância da participação do grupo seleto na escolha da programação. “A mobilização de pessoas que reconhecem a importância do Barroco na construção da identidade cultural mineira ganha contornos estratégicos para comemorar a data com o destaque merecido”, afirma.

Para o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, a obra de Aleijadinho precisa ser mais conhecida pela população. “Nossa intenção é buscar dar ao maior artista plástico de nossa história um reconhecimento popular similar ao que ele já adquiriu nos meios artísticos e acadêmicos”, ressalta

Medalha

Anualmente, o Clube da Medalha do Brasil, que integra o Departamento de Comercialização e Marketing da Casa da Moeda do Brasil, seleciona temas a serem homenageados em suas medalhas. Em 2013, foram escolhidas oito das 80 sugestões apresentadas, para compor o calendário de 2014. Entre os temas selecionados, está o bicentenário do artista mineiro, proposto pela ALMG. As medalhas terão 50 milímetros de diâmetro. A de bronze pesa 55 gramas; a de prata, 64; e a de ouro tem 100 gramas. Dependendo da tiragem, terão o valor em torno de R$ 45 a R$ 120 a unidade. Elas poderão ser compradas por meio do Clube da Medalha e serão numeradas. A medalha será descaracterizada no dia 18 de novembro em meio às homenagens do Bicentenário de Morte de Aleijadinho.

Busto de Aleijadinho na ALMG terá iluminação especial

O busto de Aleijadinho que fica no jardim de entrada do Palácio da Inconfidência da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, número 30, receberá a partir da noite de hoje uma iluminação especial para marcar o bicentenário de morte do artista. Esculpido por Alberto de Castro e tendo como referência a tela “Retrato de Aleijadinho”, de Euclásio Penna Ventura, o busto foi instalado em 1973, após o parlamento mineiro reconhecer o retrato como a representação oficial de  Antônio Francisco Lisboa. O reconhecimento foi dado pela Lei 5.948 de 12 de setembro de 1972, de iniciativa do deputado Nélson Lombardi. O processo de reconhecimento se deve, em grande parte, aos esforços do pesquisador russo (naturalizado brasileiro) Miguel Theodorovitch Chquiloff, que trabalhou pela validação de sua autenticidade.  O busto foi encomendado por Chquiloff e instalado na entrada da ALMG como reconhecimento ao apoio do legislativo mineiro à causa.

Clique aqui e confira a programação oficial em homenagem ao Bicentenário de Morte de Aleijadinho. (Arquivo em PDF)

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato