Copa do Mundo

07h42min - 18 de Junho de 2013 Atualizado em 15h46min - 01 de Julho de 2013

Estrutura e organização colocam o Mineirão entre as melhores arenas do mundo

Primeira partida da Copa das Confederações realizada no estádio mineiro recebe elogios no site oficial da Fifa

Reprodução / Fifa.com
Mineirão recebeu público de 20.187 torcedores para o jogo Taiti x Nigéria pela Copa das Confederações

A partida entre Taiti e Nigéria, realizada nesta segunda-feira (17), no Mineirão, em Belo Horizonte, representou um marco histórico para o Estado. Além de receber um jogo válido por um torneio oficial da Fifa pela primeira vez desde 1950 – quando o Brasil sediou a Copa daquele ano –, Minas Gerais mostrou ao mundo que é o Estado brasileiro com a mais completa estrutura para receber eventos de grande porte.

O primeiro jogo da Copa das Confederações, realizado na capital mineira, colocou à prova uma organização que vem sendo planejada desde 2011 pelo Governo de Minas. Todas as forças de segurança do Estado atuaram integradas para garantir a tranquilidade dos torcedores. Pontos estratégicos de Belo Horizonte foram monitorados por mais de 500 câmeras, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), implantado na Cidade Administrativa.

Nas imediações do estádio foi montada uma operação especial, com rondas e videomonitoramentos. “Pelo posicionamento das câmeras, captamos imagens de todo o entorno e todo o perímetro do Mineirão. Todas as imagens geradas aqui são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle. Em caso de anormalidade, policiais são acionados imediatamente”, explica o tenente-coronel Hércules Freitas, que integra o Batalhão da Copa – criado pela Polícia Militar para atuar no evento.

O Batalhão da Copa é composto por 1.500 policiais, treinados nas áreas de segurança para o turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em locais de grandes concentrações e intervenção em situações de crise. Os militares receberam capacitação em línguas estrangeiras. A força-tarefa conta, além da Polícia Militar, com oficiais com Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, com reforço da Polícia Federal e das Forças Armadas.

“Festa para todos”

Com um público de 20.187 torcedores, a organização do estádio, antes e depois da partida, assegurou conforto e segurança aos visitantes e profissionais envolvidos no evento. A partida, vencida pela equipe nigeriana por 6 a 1, foi classificada como uma “festa para todos” pela Fifa. Em seu site oficial, a entidade máxima do futebol mundial destacou o sucesso da realização da disputa entre Nigéria e Taiti, com ênfase na empolgação da torcida mineira.

“De um lado, nigerianos festejavam o resultado. Do outro, taitianos deixavam o gramado ovacionados”, relatou a Fifa, em seu site, em alusão ao fato de que a grande maioria do público mineiro presente no Mineirão torceu pelo Taiti no jogo desta segunda-feira, aplaudindo e apoiando a equipe da Polinésia Francesa, independentemente da superioridade técnica demonstrada dentro de campo pela Nigéria.

A postura da torcida mineira recebeu o reconhecimento do técnico do Taiti. Em sua entrevista coletiva após o jogo, Eddy Etaeta disse que os mineiros “ganharam o coração dos taitianos”. “A torcida gritou o nome do nosso país durante todo o jogo. Agradeço imensamente aos torcedores de Belo Horizonte. Toda a equipe se emocionou com os gritos que vieram da torcida. Foi um apoio que nunca havíamos recebido nem em nosso país. Os torcedores ganharam o nosso coração”, afirmou o técnico Eddy Etaeta.

O resultado coloca a Nigéria como a equipe de melhor desempenho do torneio, ao final da primeira rodada da Copa das Confederações. A seleção africana lidera o Grupo B, à frente da campeã do mundo, a Espanha, que derrotou o Uruguai por 2 a 1 e tem saldo de gols inferior. A segunda rodada da chave será na quinta-feira (20). A Espanha enfrenta o Taiti no Rio de Janeiro, enquanto a Nigéria joga contra o Uruguai, em Salvador.

O próximo jogo a ser disputado em Belo Horizonte será neste sábado (22). Em partida válida pelo Grupo A da Copa das Confederações, o Japão enfrenta o México, no Mineirão, às 16h. As duas equipes buscam a recuperação no torneio. Enquanto o México estreou com derrota para  Itália, por 2 a 1, o time japonês foi goleado pela Seleção Brasileira, por 3 a 0, no último sábado (15), em Brasília.

Para acessar a cobertura do site da Fifa para o jogo entre Taiti e Nigéria, clique aqui.