Governador

14h37min - 14 de Julho de 2015 Atualizado em 15h01min

Fernando Pimentel recebe comitiva do Mercosul e defende laços comerciais entre os países

Governador afirmou que pretende impulsionar eventos como o V Fórum Empresarial do Mercosul, realizado nesta terça em Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu nesta terça-feira (14/7), em um almoço no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, participantes do V Fórum Empresarial do Mercosul, que acontece na capital mineira até nesta quarta (15/7). Com a presença de representantes dos países que integram o bloco, Pimentel ressaltou a necessidade de se estreitar os laços entre as nações e afirmou que, como governador, pretende impulsionar a realização desses fóruns.

“O Mercosul já se consolidou. Eu acho que é um exemplo para o mundo inteiro de um acordo de convivência, coexistência, e cooperação. Vem mostrando que o caminho do entendimento e do diálogo é o melhor para resolver as pendências e, mais do que isso, para promover o desenvolvimento econômico, social, institucional, político dos nossos países”, afirmou o governador lembrando que quando ministro de Indústria e Comércio, já tentava impulsionar o fórum empresarial. “A agora, como governador, posso fazê-lo talvez até com melhores resultados”, acrescentou.

O governador disse que Minas Gerais recebe de portas abertas os participantes do V Fórum Empresarial do Mercosul. “Esperamos contribuir muito com o avanço do Mercosul e, acima de tudo, para continuar promovendo essa integração de amizade, de carinho entre os nossos povos e de sucesso para as economias do bloco. Todos são iguais no fórum do Mercosul”, finalizou.

O evento, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), traz para a discussão temas fundamentais para os negócios entre os países do Mercosul – Paraguai, Uruguai, Venezuela, Argentina e Brasil.

O Fórum está sendo organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Também participaram do encontro no Palácio da Liberdade o vice-governador, Antônio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, o ministro da Indústria e Comércio da República do Paraguai, Gustavo Leite, o subsecretário-geral da Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Hadil da Rocha Vianna, o gerente-geral do Instituto de Promoção das Exportações e Investimentos do Uruguai, Álvaro Inchauspe, o assessor especial para Temas de Integração Regional da Argentina, Hugo Victor Varsky, além de diplomatas e secretários de Estado.