Economia / Desenvolvimento

16h51min - 14 de Julho de 2015 Atualizado em 16h53min

V Fórum Empresarial do Mercosul discute integração de cadeias produtivas

Carlos Alberto/Imprensa MG
O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, destacou a importância estratégica do Mercosul para o Brasil

Integrar as cadeias produtivas entre os países que fazem parto do Mercado Comum do Sul (Mercosul), foi o principal desafio discutindo durante a cerimônia de abertura do V Fórum Empresarial do Mercosul, evento aconteceu nesta terça-feira (14/7), no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. O fórum tem como objetivo buscar o alinhamento estratégico e definir de metas para os países que compõem o Mercosul, com ênfase nos setores de agronegócio, ciências da vida e tecnologia, startups e tecnologia da informação, comunicação e turismo.

Presente na cerimônia, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, destacou a importância estratégica do Mercosul para o Brasil. “Não há nação desenvolvida que não faça parte de uma rede integrada de produção e o fórum é a oportunidade de alinharmos e aprimorarmos as políticas comuns entre os países do bloco”.

Monteiro também ressaltou a necessidade do bloco reforçar o relacionamento com outros países. “Para a retomada do crescimento econômico, é necessário pensar em um comércio estratégico e na integração do Brasil com outros blocos econômicos como a União Europeia. A ideia é não nos isolarmos e o Mercosul se integrar à rede de acordo internacionais”, destacou.

Para o subsecretário-geral de cooperação do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Hadil da Rocha Vianna, a integração de cadeias produtivas irá reforçar o potencial do bloco econômico. “O Mercosul é composto de países com potencial complementares,  que uma vez alinhados, podem levar nosso produtos para concorrer no mercado mundial”.

Para o alto representante Geral do Mercosul, Florisvaldo Fier (Dr. Rosinha), a integração das cadeias produtivas irá reforçar o Mercosul, “já temos acesso a moradias, a entrada livre a aposentadoria, dentre outras vantagens. O foco agora é pensar na integração da cadeia produtiva como forma de fortalecer a economia do bloco”.

O presidente do Sistema Fiemg, do Sebrae MG e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Olavo Machado Junior, disse que o bloco é uma significativa porta de entrada para as exportações, não se Minas Gerais, mas de todo o Brasil. “O fórum poderá impulsionar as exportações mineiras em diferentes áreas. Temos grande setores empresariais que tem potencial que podem ser explorados.”

Também estavam presentes na cerimônia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimos, David Barione e representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Fórum Empresarial do Mercosul

O Fórum é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

O V Fórum Empresarial do Mercosul acontece até a tarde do dia 15 e irá discutir, em workshops específicos, os temas em destaque do evento. São eles: Ciências da Vida e Biotecnologia; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Agronegócio (alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos); Startups e Turismo. Também serão realizadas visitas técnicas e rodas de negócios no âmbito do Fórum. Para mais informações acesse o site: http://forummercosul.dpr.gov.br/