Minas por Região
Esportes

17h28min - 02 de Fevereiro de 2009 Atualizado em 08h44min - 12 de Junho de 2013

Fifa visita Mineirão e elogia Linha Verde e Belo Horizonte

O governador em exercício Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Esportes e Juventude, Gustavo Corrêa, apresentaram à Fifa o projeto de engenharia e arquitetura para reforma e modernização do Complexo Mineirão/Mineirinho para a Copa do Mundo de Futebol – 2014. Segundo Anastasia, a primeira impressão da Fifa foi positiva em relação ao Mineirão e à infra-estrutura de Belo Horizonte.

BELO HORIZONTE (02/02/09) - O governador em exercício Antonio Anastasia e o secretário de Esportes e Juventude, Gustavo Corrêa, apresentaram, nesta segunda-feira (2), o projeto de engenharia e arquitetura para reforma e modernização do Complexo Mineirão/Mineirinho para comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa), liderada pelo diretor de Marketing da entidade, Thierry Weil, e para o Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futebol – 2014. Segundo Anastasia, a primeira impressão da Fifa foi positiva em relação ao Mineirão e à infra-estrutura de Belo Horizonte para receber turistas.

Antes da visita técnica ao estádio, eles sobrevoaram a cidade para conhecer as principais vias de transportes da capital mineira. Entre elas, a Linha Verde, obra do Governo do Estado que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, à região Central. “Eles tiveram de fato uma sensação muito positiva, não só do Mineirão como já é hoje, mas, em especial, daquilo em que ele vai se tornar após as obras. Inclusive, o chefe da missão elogiou muito a Linha Verde. Ele me fez um relato do que achou da Linha Verde e achou muito bom o traçado da cidade”, afirmou Anastasia, após a reunião técnica.

Belo Horizonte é uma das 17 cidades brasileiras que encaminharam projetos à Fifa como candidatas a se tornarem uma das 12 sedes da Copa. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, até o final deste mês as comissões técnicas que estão visitando os estádios brasileiros encaminharão análises e sugestões para o Comitê Executivo da Fifa que homologará a escolha das 12 cidades sedes. O anúncio das escolhidas será entre os dias 19 e 20 de março deste ano.

Conforto e segurança

Segundo Anastasia, a reforma do Mineirão vai garantir mais conforto e segurança para atletas e torcedores. Ele afirmou que Belo Horizonte reúne todas as condições de ser eleita uma das sedes da Copa e também de ser escolhida para o jogo de abertura ou encerramento do campeonato mundial.

“Estamos trabalhando de maneira bastante veemente, no sentido de que Belo Horizonte seja aprovada com todos os louvores possíveis e que tenha condições de ser escolhida, de preferência, não só como uma das sedes, mas, se possível, para receber um dos jogos oficiais de abertura ou encerramento”, disse ele.

Entre as intervenções previstas no projeto de reforma do Mineirão está o rebaixamento do gramado, o que permitirá reduzir a distância entre o campo e a arquibancada e melhorar a visibilidade do torcedor. A capacidade do estádio será ampliada dos atuais 61 mil lugares para 69.950 lugares. Desses, 2,5 mil serão assentos VIP e área destinada à imprensa. Serão criados 30 camarotes ao lado das cabines.

Anastasia lembrou a boa localização do Mineirão e disse que as obras vão transformar o estádio em um grande pólo esportivo. “O Mineirão tem características próprias que o fazem singular no cenário dos demais estádios brasileiros, principalmente quanto à sua localização e quanto à possibilidade de melhorias no seu entorno. É um projeto bastante ousado, e servirá, é claro, não só para a Copa do Mundo, mas também para os outros anos que se seguirão, fazendo aqui um grande pólo esportivo”, afirmou Anastasia.

Parcerias

Além do projeto de reforma do Mineirão, o Governo de Minas está trabalhando em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para dotar a capital de todas as condições adequadas para receber atletas e acolher os turistas da melhor forma possível. Acesso fácil e rápido ao Mineirão, reforço do sistema de segurança e ampliação da rede hoteleira são algumas das questões que estão sendo consideradas. O fato de contar com uma consolidada rede hospitalar e moderna infra-estrutura viária, com a inauguração da Linha Verde e o alargamento da avenida Antônio Carlos, somam pontos a favor da capital. O governo federal também se comprometeu a investir em obras na cidade.

“A parceria com a prefeitura está muito sólida nesse sentido e, da mesma forma, com o governo federal. Como disse há pouco o presidente Ricardo Teixeira, o governo federal adotará medidas de um PAC para a Copa do Mundo. E teremos também medidas na área de infra-estrutura turística, de hotéis, restaurantes, e todas as medidas necessárias para que Belo Horizonte possa comportar um evento dessa magnitude”, disse ele.

Segundo Anastasia, ser escolhida como sede da Copa do Mundo será uma oportunidade de projetar Belo Horizonte para o mundo. “A Copa foi vista por mais de 30 bilhões de pessoas em 2006 e, certamente, em 2014 será vista por um número maior. Queremos ficar muito bem, queremos Minas Gerais e Belo Horizonte como um cartão-postal dessa seleção que a Fifa está fazendo neste momento”, afirmou.

Estádio coberto

As obras de reforma do Mineirão também vão garantir que o acesso do público ao estádio seja melhor organizado e mais rápido. A cobertura do Mineirão será estendida e será feita em material leve, resistente às mudanças climáticas e às altas temperaturas. Toda a estrutura de imprensa, sala de aquecimento, sala de treinadores e vestiários serão reformados. Serão construídos novos banheiros bares e restaurantes.

Todos os setores terão acesso universal para pessoas portadoras de necessidades especiais. O tamanho máximo dos blocos, número de lugares e fileiras, a altura aceitável para as fileiras, inclinação máxima, as balaustradas, saídas e escadas de emergência, obedecem normas definidas pela Fifa. Não haverá pontos cegos no estádio. Os telões estarão localizados acima das tribunas principais, com dimensões de 12 x 6,8 m. A tecnologia utilizada é a LED SMD de última geração, com alto brilho e alto contraste, permitindo boa visibilidade, mesmo com exposição direta à luz solar.

Estacionamento e lazer

O projeto prevê também a expansão do estacionamento do Mineirão com a criação de 14 mil vagas (atualmente são 4,5 mil). Além disso, será construída uma grande praça nivelada sobre lajes escalonadas que contornam e interligam o edifício do Mineirão e do Mineirinho, criando uma unidade para todo o conjunto. Sob essa área poderão ser instalados shoppings, cinemas, praças, restaurantes, espaços para exposições e estacionamento privativo para seleções, times, imprensa e convidados.

Gestão

O projeto de engenharia e arquitetura atende a todos requisitos definidos pela Fifa e foi elaborado pelo escritório de arquitetura internacional Gerkan, Makg & Partner (GMP) em parceria com o escritório do arquiteto mineiro Gustavo Pena. As duas empresas foram contratadas pela vencedora da licitação, Ernst & Young, empresa norte-americana. O projeto de gestão do Complexo Mineirão/Mineirinho está em fase de estudo de viabilidades. Ele será concluído no final de março. Até 30 de julho deste ano, o Governo de Minas abrirá processo público de seleção de grupos privados interessados em investir no Mineirão e informará ao comitê, até 31 de dezembro, o nome desses investidores privados. As obras deverão ser iniciadas até 31 de janeiro de 2010 e a entrega definitiva do Mineirão deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2012.

Segurança

O Complexo Mineirão/Mineirinho vai contar com um sistema de vigilância por vídeo digital baseado no conceito exigido pelas autoridades de segurança. Câmeras internas e externas com suporte giratório e zoom serão instaladas. A gravação de imagens, parte do sistema de vigilância, será realizada em uma sala de controle central.

Os ingressos e os sistemas de controle de acesso ao estádio serão eletrônicos, como também o de abertura e fechamento de portas e de alarme. Todos esses sistemas serão acoplados ao de vídeo vigilância. Serão construídas mais saídas de emergência e a circulação interna será melhorada com a construção de novas saídas do público.

Saúde

Belo Horizonte conta com uma rede hospitalar pública e privada qualificada que habilita o município a receber eventos de grande porte. O projeto entregue à Fifa prevê atendimento especial às delegações esportivas em unidade exclusiva entre as unidades da rede hospitalar, com equipe médica de plantão 24 horas. Também serão implantados nos principais pontos de hospedagem serviços com atendimento 24 horas, capazes de oferecer o primeiro atendimento e de realizar avaliação da necessidade de encaminhamento para o centro de referência.

Cinco hospitais qualificados para o atendimento à necessidade de tratamento especializado para atletas estão localizados em um raio de 50 km: Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital João XXIII, Hospital Municipal Odilon Behrens, Hospital Risoleta Tolentino Neves, Sarah Belo Horizonte.

Belo Horizonte conta ainda com uma estrutura regionalizada de Unidades de Pronto Atendimento. São sete unidades que, em conjunto, possuem capacidade de atendimento de cerca de 2.350 pacientes por dia. O Governo Estadual está investindo cerca de R$ 17,5 milhões para a construção de grandes unidades de pronto atendimento nos municípios de Ribeirão das Neves, Vespasiano, Ibirité, Pedro Leopoldo e Santa Luzia, descentralizando e ampliando a capacidade de atendimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Para a Copa do Mundo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será reforçado. Novas unidades serão disponibilizadas e pessoal, treinado, sendo disponibilizadas unidades específicas para a Copa em bases situadas nas principais vias de acesso ao estádio, nas proximidades das sedes das delegações, e próximo aos espaços de grande aglomeração. O Samu atuará em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que conta com 42 unidades de resgate na RMBH.

Infra-estrutura

Em dezembro passado, o Governo de Minas entregou à população de Belo Horizonte a Linha Verde, via de trânsito rápido que liga o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Trata-se do principal e mais extenso corredor de tráfego da capital mineira, com 35,4 km, integrado ao sistema de trânsito da RMBH e que será vital para atender o fluxo de turistas durante a Copa.

Ainda este mês deverá ter início a última etapa das obras de alargamento da avenida Antônio Carlos, facilitando o acesso ao Aeroporto da Pampulha, aos bairros da Zona Norte da capital e municípios localizados no vetor Norte da RMBH. No último dia 28, o Governo de Minas assumiu a execução das obras no trecho entre a rua Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. A obra está orçada em R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo do Estado.

O Governo de Minas também investiu na reestruturação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, considerado como um dos seis maiores aeroportos do país. Confins registra um movimento de passageiros estimado em mais 5 milhões pessoas/ano, operando como hub aéreo que mais cresce dentro da malha aérea nacional. Já conta com vôos internacionais para Europa, Estados Unidos, Panamá e conexões, Buenos Aires e Santiago do Chile, expandindo vôos domésticos para estados como Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves é reconhecido como o aeroporto de melhores condições operacionais do país e sua estrutura operacional está em condições de suportar o aumento de tráfego aéreo para atender a demanda da Copa 2014.

O Aeroporto da Pampulha atende vôos regionais, de aeronaves menores, de até 100 passageiros e tem um movimento estimado em 1,5 milhão de pessoas por ano. O aeroporto está localizado a 11 km do centro de Belo Horizonte e a 10 minutos do Mineirão. Por sua localização estratégica, terá papel fundamental para atender, principalmente, mineiros que chegam de outras regiões do Estado.

Turismo

O Governo de Minas, por meio de convênio assinado com o Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Fumin), e em parceria com a Belotur, está firmando convênio para contratação de mapeamento do turismo de negócios em Belo Horizonte e levantamento sobre a potencialidade de atração de investimentos na área visando atender a demanda crescente natural e para a Copa de 2014. Esse estudo vai identificar o crescimento da demanda gerada pelo aumento da atividade econômica e do número de equipamentos da infra-estrutura da cidade, novas tendências de investimento e metodologia de captação de investimentos.

Além de novos hotéis, está prevista a implantação de um Centro de Convenções, na avenida Cristiano Machado, em um terreno com área de 30.000m2 e área construída de 52.000m2. Serão três galpões para feiras e exposições. O prazo para construção será de 24 meses, com investimentos Governo do Estado, governo federal e município. Esse empreendimento representará um impacto direto no aumento da capacidade de eventos no município, incentivando a implantação de novos hotéis.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato