Governador

20h16min - 16 de Abril de 2010 Atualizado em 20h00min - 26 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia abre 3º Salão Mineiro do Turismo

BELO HORIZONTE (16/04/10) - O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (16), no Minascentro, em Belo Horizonte, da abertura do 3º Salão Mineiro do Turismo. O evento reúne produtos turísticos de todas as regiões do Estado, facilitando a comercialização, troca de conhecimento, capacitação e promoção do turismo em Minas. Até este domingo (18), 20 mil pessoas de todo o país deverão passar pelo Salão Mineiro do Turismo, que este ano adotou o tema “Descubra novos lugares - Descubra grandes oportunidades”.

O governador afirmou que o turismo em Minas ganhou força nos últimos sete anos e se renovou depois de um longo período de estagnação. Ele disse que só foi possível avançar a partir das parcerias consolidadas com a iniciativa privada e com o desenvolvimento de uma política que leva em conta o planejamento e os investimentos em infraestrutura.

“A infraestrutura do turismo tornou-se uma de nossas obsessões, porque o primeiro grande esforço que podemos fazer para atrair o turista é oferecer uma boa rede hoteleira e de aeroportos, rodovias e serviços de saúde e segurança. E nesse sentido, avançamos muito com a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e com a revitalização dos aeroportos do interior”, disse Anastasia.

Para acelerar o desenvolvimento do Estado e dar suporte ao turismo, o Governo de Minas também construiu a Linha Verde, corredor de tráfego rápido que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves ao Centro de Belo Horizonte. Outra ação foi a recuperação de 13 km de estradas estaduais, com investimentos que somam R$ 719 milhões. A reforma e modernização do Expominas, um dos mais modernos centros de convenções do país, também tem dado importante suporte ao turismo mineiro.

O resultado é que Minas já é o segundo estado que mais atrai turistas brasileiros, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Atualmente, Minas tem 46 regiões turísticas organizadas, comandadas por gestores profissionais e oferece mais de 100 novos produtos turísticos. O governador afirmou que o turismo é um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da economia.

“O turismo é uma grande indústria que dá qualidade de vida, que gera emprego, gera riqueza. Minas tem uma potencialidade extraordinária em questão de turismo e temos de investir mais nesse segmento. Fizemos isso ao longo desses anos e eu estou muito animado com as possibilidades do turismo em Minas e dos avanços que já vivemos ao longo desses anos”, afirmou o governador, em entrevista.

Copa 2014

Para o governador, a escolha de Belo Horizonte como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 representa uma oportunidade importante para Minas se projetar ao mundo. Ele afirmou também que a reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) está dentro do cronograma traçado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

“Muito mais que a questão do futebol, a Copa de 2014 será uma oportunidade singular e histórica de Minas se apresentar ao mundo como destino internacional. A reforma do Mineirão caminha dentro do previsto e teremos o mais belo estádio do Brasil para receber, inclusive, o jogo de abertura da Copa”, destacou o governador, em seu pronunciamento.

Competitividade

Segundo a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, o conjunto de ações implantado em Minas nos últimos sete anos visam desenvolver destinos turísticos cada vez mais competitivos.

“Estamos atuando com a celeridade da iniciativa privada sob o viés do interesse público. Hoje o turismo de Minas saiu do amadorismo para ingressar definitivamente na era da competição em nosso setor. Não há entraves para o turismo vir a Minas. Temos acesso, temos estradas, voos nacionais e internacionais, já somos o segundo estado do Brasil, agora é trabalharmos junto com as prefeituras, junto com a iniciativa privada, para que o número de turistas aumente cada vez mais”, disse ela.

Crescimento

O Salão Mineiro do Turismo é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae-MG, com apoio do Instituto Estrada Real, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Senac-MG, Belotur, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Euvaldo Lodi e Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

O evento ocupa três andares do Minascentro e, este ano, é realizado durante três dias. O grande destaque desta edição é o crescimento do evento, que, a cada edição, recebeu números maiores de visitantes. Em 2009, quando o foco foi o fortalecimento da política pública no interior de Minas e a valorização das Associações de Circuitos Turísticos, o evento reuniu 10 mil visitantes. Este ano, o Salão será direcionado ao público de Belo Horizonte com a expectativa de receber 20 mil visitantes.