Governador

18h23min - 17 de Maio de 2010 Atualizado em 08h51min - 30 de Junho de 2013

Governador empossa novo secretário de Estado de Fazenda

BELO HORIZONTE (17/05/10) - O governador Antonio Anastasia deu posse, nesta segunda-feira (17), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, ao novo secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, e ao secretário-adjunto, Pedro Meneguetti. O novo secretário já integrava a equipe como secretário-adjunto e substitui Simão Cirineu, que deixou o cargo por questões pessoais e se mantém na equipe como assessor especial do Governo.

Em seu pronunciamento, o governador Antonio Anastasia disse que mesmo com a mudança, o importante é a manutenção da equipe coesa na condução dos trabalhos.

“É uma continuidade. A linha não está sendo e não foi rompida em nenhum momento. A equipe se mantém integrada, harmônica, coesa e nós todos sabemos da responsabilidade da questão que é o tema fazendário. Toda esta equipe está integrada e o segredo é a equipe. A harmonia da equipe é a integração”, disse o governador.

Segundo Colombini, a mesma equipe que atua na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) há sete anos vai continuar engajada nos programas do governo e tentar melhorar as metas estabelecidas para este ano. O trabalho envolve também a parceria com outras secretarias de Estado e na busca de cumprir todo o Orçamento e investimentos aprovados para este ano.

“A equipe da Fazenda estava aqui presente e essa equipe será mantida. A Fazenda não muda, a política é a mesma. Estamos engajados no programa do governo. A Fazenda está no seu rumo, tem as suas metas, e vamos mantê-las. Vamos buscar, logicamente, sempre melhorar, mas vamos manter o padrão e a parceria que a Fazenda mantém hoje com todo o Estado, com todas as secretarias”, afirmou.

Crescimento

O secretário Leonardo Colombini assume otimista com o crescimento da receita do Estado, que deve ser maior do que a média nacional. Segundo ele, a previsão do governo federal é de um crescimento de 6% da economia brasileira neste ano e a mineira, de 7%.

“Normalmente, quando a economia recupera, Minas cresce mais um pouquinho que o Brasil. Isso sempre ocorreu até 2008. Mas também quando houve a queda, Minas foi onde a economia caiu mais. Então, a economia de Minas é muito vinculada ao crescimento do país. O governo federal fala em 6%, e nós já estamos trabalhando aqui com 7%. E isso com certeza vai gerar mais recursos para o Estado”, analisou o novo secretário.

Biografia

Natural de Ressaquinha, no Campo das Vertentes, Leonardo Maurício Colombini Lima é bacharel em Ciências Contábeis. Trabalha no Governo de Minas desde 2003, quando exerceu as funções de assessor especial da Secretaria de Estado de Fazenda, subsecretário do Tesouro Estadual e secretário-adjunto da SEF.  Atuou também nos Conselhos de Administração da Minas Gerais Participações (MGI) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig)

No governo federal foi assessor especial do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República. Servidor de carreira do Banco Central, exerceu, dentre outros cargos, o de auditor-chefe de Divisão, chefe-adjunto do Departamento de Administração Financeira, delegado-adjunto e delegado Regional do Banco Central em Minas Gerais. Foi ainda presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco Central de Previdência.

Na iniciativa privada, foi consultor nas áreas financeira, administrativa e contábil de diversas empresas de Minas Gerais, como a Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje Arcelor-Mittal, e também em empresas de Goiás e Distrito Federal.