Minas por Região
Governo

16h50min - 25 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h21min

Imprensa Oficial produz reedição do Manifesto dos Mineiros

Publicação, que conta com a parceria de diversas entidades, é uma homenagem aos 70 anos do lançamento do histórico documento

Renato Cobucci/Imprensa MG
Muitos eventos vão marcar as comemorações dos 70 anos do Manifesto dos Mineiros
Muitos eventos vão marcar as comemorações dos 70 anos do Manifesto dos Mineiros

A Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em sua missão de preservar a memória histórica e cultural de Minas, presta homenagem aos 70 anos do lançamento do Manifesto dos Mineiros, e produz, em parceria com várias entidades, edição fac-símile do histórico documento.

Muitos eventos vão marcar as comemorações dos 70 anos do Manifesto, tendo sido o primeiro realizado na Assembleia Legislativa, no dia exato do aniversário do lançamento do documento, 24 de outubro. Foi realizada, no Plenário da ALMG, sessão especial com entrega de placa contendo os nomes dos 92 signatários para fixação no prédio da Assembleia. Nesta sexta-feira (25), o governador Antonio Anastasia lançou oficialmente a edição especial comemorativa ao manifesto, em solenidade realizada na Cidade Administrativa.

No sábado (26), outro evento acontecerá na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, às 10h, com o lançamento da Medalha Comemorativa da efeméride. A Sessão Especial será em conjunto com a OAB-MG e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

No dia 6 de novembro, às 19h, ocorrerá na sede da Imprensa Oficial (Avenida Augusto de Lima 270, Centro, Belo Horizonte), em parceria com o Tribunal de Justiça e do Ministério Público, entrega de diploma a descendentes dos signatários do Manifesto, prestando uma homenagem àqueles que apoiaram o primeiro documento publicado contra a ditadura Vargas. Haverá também o lançamento de selo e carimbo postal comemorativos pelos Correios e a abertura da exposição “70 anos do Manifesto dos Mineiros”, com fotos, imagens e publicações originais do Manifesto.

O Manifesto

Lançado originalmente em 24 de outubro de 1943, o Manifesto dos Mineiros, devido à censura política imposta à imprensa mineira, principalmente em Belo Horizonte, foi rodado em gráfica de Barbacena e distribuído de forma clandestina, de mão em mão. O documento contou com 92 assinaturas, 90 em um primeiro momento, reunindo em sua defesa os maiores nomes da política e da intelectualidade nacional da época.

Nomes como Milton Campos, Magalhães Pinto, Pedro Nava, Artur Bernardes, Bilac Pinto, Afonso Penna Júnior, Paulo Pinheiro Chagas, Dario de Almeida Magalhães, Tristão da Cunha, Augusto de Lima Jr., Fausto Alvim, Bueno Brandão, Virgilio e Afonso Arinos de Mello Franco constam entre os apoiadores de primeira hora.

A edição comemorativa traz fac-símile das páginas datilografadas do Manifesto, além de apresentação dos apoiadores da publicação, como o governo estadual, por meio do governador Antonio Anastasia; a Assembleia Legislativa, pelo presidente Dinis Pinheiro; o Tribunal de Justiça, pelo presidente Joaquim Herculano Rodrigues; o Ministério Público, pelo procurador Geral de Justiça Carlos André Mariani Bitencourt; o Instituto Histórico e Geográfico de Minas, pelo presidente Emérito Jorge Lasmar; a OAB - seção Minas Gerais, pelo presidente Luis Cláudio Chaves; o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, pelo presidente Luiz Ricardo Gomes Aranha; a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, pela secretária Maria Coeli Simões Pires; e a Imprensa Oficial, pelo diretor-geral Eugênio Ferraz.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato