Governador | Economia / Desenvolvimento

12h29min - 08 de Outubro de 2012 Atualizado em 04h48min - 30 de Junho de 2013

Jornal Valor Econômico destaca potencial das 12 novas PPPs planejadas pelo Governo de Minas

Segundo a reportagem, parcerias público-privadas podem atrair R$ 10 bilhões para o Estado, em projetos na área de turismo, saneamento e transportes

Divulgação
Principal jornal de economia do país, Valor Econômico aponta possibilidade de investimentos internacionais

Reportagem publicada na edição desta segunda-feira (08), do Valor Econômico, principal jornal de economia do país, destaca as 12 novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) que o Governo de Minas Gerais planeja implementar até 2014.

Os projetos terão a mesma moldagem de outros desenvolvidos nos últimos anos pelo Governo do Estado, como a  duplicação da rodovia MG-050 e a reforma e ampliação do estádio Mineirão.

A reportagem informa que os planos do Governo de Minas incluem projetos como um aterro sanitário, um sistema de trens em Belo Horizonte, uma estação de tratamento de água e duas grutas com apelo turístico e a construção de 24 postos das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), dentre outras iniciativas.

“O governo mineiro prepara as novas PPPs embalado pelo sucesso internacional de sua experiência”, afirma a reportagem, numa alusão ao prêmio concedido em agosto deste ano ao Governo de Minas pela revista britânica “World Finance”. Na ocasião, a publicação inglesa destacou as Parcerias Público-Privadas desenvolvidas pelo Governo de Minas como “o melhor programa de infraestrutura por meio de PPPs do mundo”.

Na matéria do Valor Econômico, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas, Dorothea Werneck, aponta que os novos projetos de PPPs têm potencial para atrair não só investidores nacionais, como também fundos de investimentos do exterior. “Para os grandes fundos estrangeiros, um dos aspectos importantes é o tamanho dos investimentos requeridos. Esses fundos costumam entrar em projetos acima de US$ 1 bilhão”, afirma Dorothea Werneck na entrevista ao jornal.

Dorothea diz, ainda, ao veículo, que a vantagem das PPPs ao contribuinte será a “possibilidade de ver mais obras e mais serviços de melhor qualidade”.A estimativa, de acordo com a reportagem, é que as novas PPPs deverão atrair investimentos da ordem de R$ 10 bilhões.

Destaque para a PPP penitenciária

A reportagem do Valor Econômico dá destaque para parceria público-privada que está sendo implementada pelo Governo do Estado para a construção de um complexo penitenciário em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A matéria destaca a qualidade das obras e o conjunto de 380 indicadores de desempenho, que o parceiro privado terá que cumprir para fazer jus à remuneração após a inauguração da penitenciária. Entre os indicadores está a obrigatoriedade de que todos os presidiários estudem e trabalhem.

O presídio, que será o maior do estado, terá cinco unidades e capacidade para abrigar 3040 presos. A primeira etapa será inaugurada em dezembro deste ano.

Leia a íntegra da reportagem clicando aqui.

Artigo do governador Anastasia

Nessa mesma edição do jornal Valor Econômico, um artigo assinado pelo governador Antonio Anastasia também aponta os benefícios das PPPs, como o estímulo à economia, com a realização de grandes obras, a geração de emprego e renda e a modernização e qualificação dos serviços públicos.

“Cada potencial parceria é analisada caso a caso e tem sua viabilidade testada e seus riscos avaliados, antes de ser celebrada. Essa forma racional e transparente de fazer está no cerne das nossas PPPs”, explica o governador, no texto publicado.

Clique aqui para ler o artigo “O premiado programa de PPPs de Minas Gerais”, do governador Antonio Anastasia.