Economia / Desenvolvimento

11h43min - 10 de Abril de 2015 Atualizado em 11h54min

Maior saldo comercial do ano é alavancado por produtos agrícolas, minerais e metalúrgicos

O elevado crescimento das vendas mineiras para o exterior fez o superávit da balança chegar a US$ 1,37 bilhão em março

A soja em grãos foi um dos cinco principais produtos que alavancaram as exportações e ajudaram Minas Gerais a ter, em março, o melhor saldo mensal de sua balança comercial em 2015. Ela teve como principal destino a China. O elevado crescimento das vendas para o exterior fez o valor total comercializado no mês chegar a US$ 100,66 milhões. O aumento foi de 105.000% em relação ao mês anterior.

O alto percentual se deve à quase nula base de comparação. Em fevereiro, a greve dos caminhoneiros praticamente paralisou os embarques de soja. As informações sobre o comércio exterior de Minas Gerais foram divulgadas nesta sexta-feira (10/4), pela Exportaminas - unidade ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) -, em parceria com a Fundação João Pinheiro.

Segundo o levantamento, o saldo comercial do Estado para o mês de março foi de US$ 1,37 bilhão, contra US$ 984,1 milhões do mês anterior. As exportações cresceram 29,6% em relação ao mês anterior, chegando a US$ 2,16 bilhões. Além da soja, os outros quatro produtos que mais colaboraram para o saldo positivo da balança foram o minério de ferro, com crescimento de 24,4%, ferroligas (+50,7%), tubos de ferro fundido (+80,2%) e açúcar (+270,9%). Já as importações alcançaram US$ 789,62 milhões, aumento de 15,7% em relação ao mês anterior e redução de 2,5% com relação ao mesmo mês de 2014.

Em março, mais países passaram a consumir os produtos mineiros. Segundo a balança do mês, 144 mercados de destinos importaram de Minas Gerais, contra 138 do mês anterior. Desses, 20 voltaram a comercializar com o Estado. Produtos como trens e materiais para vias férreas, óleo de soja, suínos vivos, plantas vivas não ornamentais e suportes elásticos para cama e colchões voltaram a ser exportados.

Cadeia da moda

Na semana de Minas Trend, maior evento da cadeia produtiva da moda mineira, realizado entre os dias 7 e 10 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte, a Exportaminas destaca os números do comércio exterior dos setores movimentados pela feira.

Análise trimestral de janeiro a março aponta que em 2014 as exportações dos setores têxtil, de calçados e de confecção foram de US$ 19,95 milhões. Já em 2015, no mesmo período do ano, houve um aumento de 38,1% nas vendas internacionais, chegando a U$S 27,57 milhões. Neste trimestre, o Brasil avançou 5,6% nas exportações dos setores.  Dos três setores, têxtil tem a maior participação das exportações, com 58,9% do total. O principal comprador é a Argentina, com participação de 36,5%. Já o Equador se destaca pela maior variação em porcentagem (+135,7%).

Outro destaque é que Minas Gerais foi na contramão das exportações do Brasil no setor de calçados, com variação positiva de 135,9%, diferente do país, que teve queda de 12,3%. O maior destaque do setor de calçados no período analisado foi a França, que importou US$ 257,10 mil no primeiro trimestre de 2014 e US$ 1,55 milhão no primeiro trimestre de 2015, aumento de 504,4%. O avanço colocou o país na segunda posição no ranking de principais compradores de calçados de Minas Gerais. O primeiro colocado foi Estados Unidos, com 17,1% (US$ 1,66 milhão). Em terceiro ficou a Argentina , com 14,2% (US$ 1,38 milhão).

Já a comercialização internacional do setor de confecções do estado foram maiores em 16,4% se comparada ao ano anterior. Bolívia e República Dominicana foram os destinos de destaque, com variações positiva de 199,0% e 167,0%, respectivamente. O primeiro lugar ficou com o Estados Unidos, com 23,9% de participação na pauta.

Clique aqui e veja mais detalhes da Balança Comercial de Minas Gerais