Minas por Região
Esportes

15h01min - 28 de Agosto de 2007 Atualizado em 08h08min - 01 de Julho de 2013

Minas recebe sinal positivo da Fifa para sediar jogos da Copa

Governador Aécio Neves recebeu, em Belo Horizonte, integrantes da Comissão de Inspeção da Fifa, que está no Brasil para avaliar as cidades-candidatas à sede da Copa do Mundo de 2014. Após visita técnica ao Mineirão, o governador obteve do chairman da Fifa, Hugo Salcedo, sinal positivo de que Minas Gerais poderá receber jogos da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja escolhido país-sede.

BELO HORIZONTE (28/08/07) - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, recebeu, nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte, integrantes da Comissão de Inspeção da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que está no Brasil para avaliar as cidades-candidatas à sede da Copa do Mundo de 2014. Após visita técnica ao estádio Magalhães Pinto (Mineirão), o governador obteve do chairman da Fifa, Hugo Salcedo, sinal positivo de que Minas Gerais poderá receber jogos da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja escolhido como país-sede do mundial. Aécio Neves também recebeu, do presidente Ricardo Teixeira, a confirmação de que o Mineirão vai sediar, no ano que vem, a partida Brasil x Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

“Estou muito confiante de que a visita dos membros dessa comissão da Fifa pode deixar uma ótima impressão do Estado que cresce na sua economia bem mais do que cresce o Brasil e tem diversificado as oportunidades para sua gente e que tem uma enorme tradição futebolística. Espero que saiam daqui com uma ótima impressão em relação a Minas Gerais”, afirmou o governador, em entrevista.

Após o encontro, Aécio Neves ressaltou que Minas está recebendo investimentos para se tornar uma potencial sede dos jogos e será o primeiro estado brasileiro a adequar seu principal estádio para receber um mundial de futebol. O anúncio do país sede da Copa do Mundo de 2014 será realizado em Paris, em outubro do ano que vem.

“Minas se prepara para ser o primeiro estado brasileiro a ter seu estádio em condições adequadas de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Assim como temos sediados jogos das eliminatórias, queremos a próxima Copa do Mundo. Quero que o Mineirão seja o estádio brasileiro em melhores condições de receber não apenas os jogos da Copa do Mundo, mas de receber outros eventos e de receber jogos de qualquer nível”. disse.

Complexo esportivo

Segundo ele, os investimentos que o Estado tem feito na área de infra-estrutura viária, hoteleira, segurança e hospitalar credenciam Minas a receber competições de nível internacional. Além disso, Aécio Neves destacou que o projeto de modernização dos estádios Mineirão e Mineirinho, localizados às margens da Lagoa da Pampulha, vai criar um amplo complexo esportivo em Belo Horizonte.

“Os investimentos feitos já justificam que Minas seja uma sede importante, mas vamos fazer ainda, ao longo dos próximos três anos, uma série de investimentos importantes no complexo Mineirão e Mineirinho para transformá-lo, repito, no primeiro complexo, e no caso do Mineirão, no primeiro estádio brasileiro em condições de sediar jogos da Copa do Mundo”, afirmou.

Aécio Neves recebeu, no Palácio da Liberdade, a Comissão de Inspeção da Fifa, e o presidente da CBF, ao lado do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, e de dirigentes dos principais clubes mineiros. No encontro, o governador apresentou oficialmente a candidatura de Minas Gerais. Um vídeo apresentado aos convidados mostrou que o Estado dispõe de infra-estrutura adequada para receber jogos internacionais, tem atrativos culturais e tradição esportiva.

Aécio Neves também apresentou o projeto de reforma do Mineirão e os Cadernos de Encargos de Minas Gerais apresentados à CBF. Ele recebeu do chairman da Fifa um distintivo da instituição e retribuiu a ele com uma peça do artesanato do Vale do Jequitinhonha.

Conforto e segurança

No Mineirão, Aécio Neves e a comitiva visitaram as instalações internas, arquibancadas e o gramado. Eles sobrevoaram de helicóptero a região do entorno do estádio que também deve ser readequada. Pelo projeto em estudo, o governo do Estado pretende buscar parceiros no setor privado para ampliar a arquibancada e a cobertura do estádio e rebaixar o gramado, permitindo mais conforto e segurança aos torcedores.

Também propõe melhorias para o entorno do estádio, onde estão previstos novos estacionamentos e a criação de espaços para atividades destinadas aos setores social e comercial. Uma proposta de projeto para a reforma dos estádios está sendo elaborada pela equipe responsável pela modernização do estádio de Wembley, na Inglaterra.

“Queremos um projeto definitivo para esta região com as preocupações ambientais naturais e, sobretudo, buscando desenvolver esta região. Apresentaremos um projeto de utilização inclusive de parte do espaço em torno do Mineirão para investimentos comerciais que possam permitir também usos alternativos, não apenas ao estádio, mas a essa região. É uma região de altíssimo poder aquisitivo, o que nos dá uma segurança de que teremos importantes interessados”, afirmou o governador.

A comitiva da Fifa ainda levantou informações sobre o estádio, os locais de treinamento, hotéis, aeroportos, transporte e instalações médico-hospitalares e ainda visitaram as instalações do Expominas, o Centro de Treinamento do Cruzeiro (Toca da Raposa II) e o Centro de Treinamento do Atlético (Cidade do Galo). Sobre a visita a Belo Horizonte, Hugo Salcedo afirmou que a impressão foi positiva. “Queríamos conhecer esse estado e agradecemos toda a boa recepção. A primeira impressão que tivemos de Minas Gerais é muito boa e muito positiva”, disse.

A comitiva da Fifa é composta pelo chairman Hugo Salcedo, por Jaime Biron, responsável pela avaliação da rede hoteleira e da infra-estrutura de transportes; Walter Gagg, que avalia os estádios e as condições de segurança; além de Jorge Batista, responsável pela imprensa, e o secretário-geral da comitiva Jaime Yarza. Também estiveram presentes o secretário de Estado de Esportes e Juventude, Gustavo Correa, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Eliminatórias

Durante a visita, o presidente da CBF confirmou que a partida entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 será realizada no Mineirão, no próximo ano. Será a segunda vez consecutiva que o clássico, válido por eliminatórias, será disputado em Minas Gerais. Em 2004, o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1, no Mineirão.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato