Minas por Região
Segurança / Defesa Social

10h17min - 01 de Abril de 2015 Atualizado em 17h17min - 31 de Março de 2015

Polícia Civil divulga mapa com lista de delegacias de plantão na Semana Santa

PCMG dá dicas de hábitos que são crimes e podem atrapalhar o feriado daqueles que desrespeitarem a lei

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) preparou um esquema especial de funcionamento das delegacias e demais unidades policiais do Estado, a partir de quinta-feira (02/4). Além da escala de plantão, policiais de todas as carreiras estarão de prontidão para convocação emergencial, se necessário.

Na capital, o funcionamento será normal nas Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes e Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal (para condutores de veículos e pessoas envolvidas em crimes de menor potencial ofensivo). Os demais casos devem ser registrados nas delegacias de plantão.

No interior, as Delegacias Regionais irão centralizar o atendimento ao cidadão durante 24 horas.

Delegacia Virtual

Quem preferir pode ainda registrar as ocorrências através da Delegacia Virtual www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. O serviço funciona 24 horas por dia. O cidadão tenha em mãos sua carteira de identidade, passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) - para comprovar que tem mais de 18 anos, o documento do veículo acidentado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir e informe, ainda, seu telefone e e-mail.

Podem ser feitos registros de acidentes de trânsito sem vítimas que resultem em avarias simples nos veículos, dentro do prazo máximo de 30 dias a partir do fato, podendo incluir até cinco veículos, contando com o do solicitante. Os registros podem ser feitos por pessoas que residam ou não em Minas Gerais, desde que o fato tenha ocorrido no Estado.

Alerta da Polícia Civil

A PCMG lembra ainda que alguns hábitos são crimes e dá dicas para ter um feriado tranquilo:

- Evite briga: é um crime de agressão física (Art. 129 do Código Penal) pode dar de três meses a um ano de detenção.

- Não dirija bêbado:  beber e dirigir é crime previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e pode acarretar multa, apreensão do veículo, detenção do motorista e até suspensão do direito de dirigir, dependendo do caso.

- Não porte de drogas nem para o próprio consumo: proibição prevista no art. 28 da Lei 11.343  é passível de penas sociais aplicadas de acordo com o caso. Se a situação configurar tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343), a pena é de cinco anos a 15 anos de reclusão.

Clique aqui para ter acesso ao mapa com localização  e telefone de  todas as unidades do estado em plantão neste feriado

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato