Economia / Desenvolvimento

15h20min - 20 de Maio de 2009 Atualizado em 00h21min - 24 de Junho de 2013

Portal do Sine beneficia trabalhador e empregador

O Governo de Minas colocou no ar o portal do Sistema Nacional de Emprego de Minas Gerais. O objetivo é agilizar e potencializar os serviços prestados pelo Sine. O portal vai permitir consultas das vagas de emprego, montar um currículo e agendar a entrada no seguro-desemprego.

BELO HORIZONTE (20/05/09) - O Governo de Minas colocou no ar, nesta quarta-feira (20), o portal do Sistema Nacional de Emprego de Minas Gerais (Sine) (www.sine.mg.gov.br), que visa agilizar e potencializar os serviços prestados pelos postos dos Sine, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A nova ferramenta vai permitir ao trabalhador mineiro consultas on-line das vagas disponíveis em todo Estado, montar um currículo e agendar a entrada no seguro-desemprego, entre outros serviços.

O portal é de fácil navegação e vai oferecer serviços ao trabalhador e ao empregador. Informações sobre cursos de qualificação gratuitos do Governo de Minas, instruções sobre elaboração de currículo e notícias atualizadas estão à disposição dos usuários.

No que diz respeito ao agendamento do seguro-desemprego, serão, inicialmente, seis postos na capital (Floresta, Gameleira, Barro Preto, Câmara, Barreiro Uai e Venda Nova Uai). Cada um terá uma porcentagem de guichês para atender os agendamentos, feitos por meio do site. O serviço será expandido para as demais unidades, de forma gradativa.

“Além de beneficiar o trabalhador, o site vai dar transparência aos dados dos postos, sendo possível saber a performance de cada unidade. É um site para integrar os serviços prestados pelos postos do Sine à Internet,” destacou o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda, Fernando Sette, durante o lançamento do portal.

Um espaço do site será destinado ao empregador. Nele, os empresários vão cadastrar o perfil do candidato desejado, possibilitando aos coordenadores dos postos a busca por esse profissional. Dados, balanços, boletins e informações sobre os serviços prestados pelo Sine também serão disponibilizados mensalmente.

Trabalhadores comemoram

O tempo e o dinheiro gastos pelo auxiliar administrativo Edelvan Jesus Gandra, 21 anos, na hora de procurar uma vaga de emprego serão economizados com o lançamento do portal do Sine. Desempregado há seis meses, Edelvan comemora a criação do site. “Esse site vai trazer facilidade e comodidade para as pessoas. Ficava quatro horas por dia para procurar uma vaga, além dos gastos com deslocamento. Agora, por meio do site, tenho acesso aos serviços do Sine sem ter que ir ao posto e ficar na fila. Vou poder aproveitar melhor o tempo,” ressaltou.

Na corrida contra o tempo para conseguir uma recolocação, o estudante Elmer de Freitas Pereira, 25 anos, procurou o Sine da Floresta e se surpreendeu com a novidade. “Moro em Lagoa Santa e vim em busca de uma vaga. Agora, com o site, não vou precisar sair de tão longe para verificar as ofertas de emprego. Muita gente vai ganhar tempo na busca por um emprego,” disse.