Copa do Mundo

09h54min - 14 de Janeiro de 2014 Atualizado em 17h01min - 13 de Janeiro de 2014

Programa de voluntariado para a Copa é aberto em todo o Brasil

Ação, que tem parceria do Governo de Minas, permite aos torcedores participar ativamente do torneio

Mariana de Pinho Tavares
Maria das Graças Tavares também optou por ser voluntária na Copa das Confederações
Assistir de perto a uma Copa do Mundo é desejo de qualquer apaixonado por futebol. Participar do maior espetáculo esportivo do planeta, então, é um sonho que parece impossível. Mas não é. Pelo programa Brasil Voluntário, a ser lançado nesta terça-feira (14) pelo Governo Federal, o torcedor pode fazer parte ativamente do torneio e, muitas vezes, descobrir um novo sentido de vida. Em Minas Gerais, a ação tem parceria do Governo do Estado, responsável por fazer a gestão da iniciativa em nível local, treinar e encaminhar os voluntários às suas áreas de atuação e oferecer-lhes transporte.

A mineira Elizabeth Silva, de 55 anos, portadora de esclerose múltipla e aposentada por invalidez, foi uma das voluntárias durante a Copa das Confederações por meio do programa. “Há dois anos tive um problema de saúde muito sério em função da doença e resolvi mudar. Fiz a inscrição para ser voluntária na Copa das Confederações e fui convocada. Participei de todos os treinamentos e me tornei líder de equipe. Fazer parte ativamente do evento, poder ajudar as pessoas, me deu um novo ânimo de viver. Foi uma experiência maravilhosa. Fiz muitos amigos e me senti útil, coisa que não sentira havia tempos”, lembra Elizabeth.

Embaixadora de Belo Horizonte para grandes eventos, a doutora em Ciência da Informação pela UFMG Maria das Graças Tavares também optou por ser voluntária no torneio de futebol internacional ocorrido em 2013. “Esse tipo de chamada para a ação voluntária faz parte do amadurecimento da vivência da cidadania no país. Proporciona um deslocamento da postura de espera pela ajuda de uma instância superior para uma posição de agir por si próprio e de assumir uma parte da responsabilidade pelo bem comum”, explica.  A professora destaca também os treinamentos realizados.

“Foi interessante a experiência, a começar pelos cursos à distância. Nos cursos presenciais, pude observar a diversidade das pessoas que se apresentaram para os treinamentos e como tal ação atraiu todo tipo de gente. Também a disponibilidade demonstrada foi surpreendente, pois não é nossa tradição a ação voluntária e a participação interessada”, relata.

Sem perder tempo, Elizabeth Silva já começou a se preparar para a Copa do Mundo. “Estou muito ansiosa para a inscrição do programa no Mundial. Fiz um curso de inglês e espanhol voltado para o turismo no Senac, que começou em agosto e terminou em dezembro. Como Minas Gerais vai ser a sede da Argentina, Chile e Uruguai, estou me aprofundando ainda mais no espanhol. Fico horas conversando com os meus amigos da Argentina pelo Skype”, conta a voluntária.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, também destaca a importância do projeto. “Se Belo Horizonte conseguiu atuar com eficiência na Copa das Confederações, devemos agradecer também aos voluntários, que se dedicaram e fizeram da cidade um importante palco da Copa. Para o evento mundial, a expectativa é ainda melhor. Cursos de idiomas e serviços voltados para o turismo estão sendo oferecidos por parceiros do Governo”, ressalta o secretário.

As inscrições estão abertas de 14 de janeiro a 6 de março de 2014. Quando for se cadastrar, o candidato deve ficar atento ao preenchimento de todos os campos. No formulário, é possível indicar a preferência do local ou área de atuação, por exemplo. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, o candidato poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

Para participar, é necessário preencher os seguintes critérios: ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite máximo de idade para participar); ter disponibilidade para atuar por no mínimo 07 dias, seguidos ou não, ter comprometimento com o voluntariado. O voluntário selecionado irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia nas cidades onde houver. Nestes locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. Informações podem ser obtidas no site www.brasilvoluntario.gov.br.