Minas por Região
Economia / Desenvolvimento | Governo

11h25min - 08 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 14h13min - 01 de Julho de 2013

Reportagem da revista Exame destaca planejamento do Governo de Minas para a RMBH

De acordo com a publicação, novo polo de desenvolvimento já atraiu cerca de R$ 4 bilhões em investimentos, graças às iniciativas da administração estadual

A última edição da revista Exame – uma das mais respeitadas publicações de economia do país –, que chegou às bancas nesta semana, destaca o planejamento desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais para desenvolver a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sob o título “É raro, mas acontece”, a matéria descreve em três páginas os principais projetos e ações que estão sendo implementados sob a coordenação do Governo do Estado com o objetivo de atrair empresas e outros empreendimentos para o chamado “vetor norte” da capital mineira.

O ponto de partida, segundo a revista, foi a decisão do governo mineiro de tornar viável o Aeroporto de Confins. A reportagem lembra que, por tratar-se de uma operação muito complexa, o Estado valeu-se da consultoria do especialista americano John Kasarda, professor de logística da Universidade de Carolina do Norte, para quem os aeroportos – como aconteceu no passado com portos, ferrovias e rodovias – são atualmente os principais núcleos irradiadores de crescimento das metrópoles.

“A tese do americano serviu de base para o plano de criar em volta de Confins um polo de empresas de ponta e, por tabela, diversificar a economia mineira, eterna dependente da exploração de matérias-primas”, aponta a Exame.

“Junto ao aeroporto, queremos empresas de setores que vão crescer nos próximos 20 anos, como componentes eletrônicos, equipamento médico e aeroespacial”, explica o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, entrevistado para a reportagem.

Acesso facilitado

A reportagem cita ainda como importantes ações do Governo de Minas nessa área, a duplicação da MG-010, a chamada “Linha Verde”, e a construção da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. De acordo com a matéria, essas e outras ações foram fundamentais para atração de pelo menos R$ 4 bilhões de investimentos para municípios que integram o vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A matéria cita como exemplos de investimentos a implantação de unidades do laboratório Hermes Pardini e do condomínio Alphaville em Vespasiano, a construção de um resort do grupo português Design Resorts em Jaboticatubas e a fábrica SIX semicondutores, primeira fábrica de chips do país, em Ribeirão das Neves.

Pioneirismo é destaque

Especialistas ouvidos pela reportagem louvam as iniciativas do Governo de Minas, considerada incomum no setor público brasileiro. “Ao levar o funcionalismo para a Cidade Administrativa, o governo mineiro deu sinal à iniciativa privada de que desenvolver o norte (da Capital) é prioridade”, afirma na Gustavo Gusmão, da consultoria Ernst&Young Terco, citado na reportagem.

“Nada disso seria possível se o governo estadual não tivesse feito a sua parte”, conclui César Pili, diretor da Consultoria Accenture.

Clique aqui e veja a reportagem completa. (Arquivo PDF)

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato