19h22min - 09 de Fevereiro de 2010 Atualizado em 17h19min - 30 de Junho de 2013

Restaurante e refeitórios abertos no primeiro dia na Cidade Administrativa

Os servidores que iniciarão as atividades na Cidade Administrativa, a partir do dia 22 deste mês, terão duas opções para alimentação no restaurante instalado no Centro de Convivência que integra o novo complexo administrativo do Estado. Os servidores poderão também levar refeições de casa e usar os dois refeitórios dos prédios que abrigarão as secretarias.

BELO HORIZONTE (09/02/10) - Os servidores que iniciarão as atividades na Cidade Administrativa, a partir do dia 22 deste mês, terão duas opções para alimentação no restaurante instalado no Centro de Convivência que integra o novo complexo administrativo do Estado. O primeiro restaurante a entrar em funcionamento é dividido em dois salões e terão dois preços variados. No salão 1, será cobrado R$ 15 pelo quilo, e, no salão 2, o preço será fixo: R$ 18 sem balança. Os servidores poderão também levar refeições de casa e usar os dois refeitórios existentes em cada um dos andares dos prédios que abrigarão as secretarias de Estado.

Os restaurantes estarão abertos de 11h às 14h com capacidade para atender até 4 mil refeições/dia. O pagamento poderá ser feito também com cartões de débito e crédito, além de cartão-alimentação. Os preços das refeições foram definidos a partir de pesquisa realizada entre os servidores do Estado que identificou o gasto atual com refeições e a intenção de cada funcionário em relação à alimentação no novo local de trabalho. A partir deste diagnóstico, foi calculado um valor fixo que não elevasse as atuais despesas dos servidores.

A partir do final de abril, o servidor terá mais opções de alimentação no Centro de Convivência, com instalação de lanchonetes e pizzarias, e ainda no 9º andar dos prédios das secretarias, onde funcionará cafeteria com almoço executivo.

“O Centro de Convivência vai funcionar como um shopping. A nossa expectativa é que ele seja inaugurado em abril, mas que já possamos antecipar o funcionamento de algumas lojas a partir de março, principalmente aquelas de alimentação para que os servidores e as pessoas que vão até a Cidade Administrativa tenham mais variedade de refeições. Teremos ainda lojas, salão de beleza, serviços de manutenção, de lavanderia”, afirmou a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, durante coletiva essa terça-feira.

Refeitórios equipados

Os servidores que optarem por levar comida de casa contarão com dois refeitórios de 16 lugares, cada, em todos os andares dos prédios de secretarias. Todos eles equipados com infraestrutura para acondicionamento e aquecimento das refeições prontas, com balcões refrigerados e fornos microondas. Os refeitórios têm capacidade para atender a demanda de 4 mil refeições por dia. A compra de refeições prontas será permitida fora dos prédios.

Água e café serão distribuídos gratuitamente. Os demais produtos serão pagos. Em cada andar, haverá três máquinas de bebidas quentes, além de máquinas automáticas de bebidas geladas e lanches rápidos.

Mudança física

A secretária Renata Vilhena explicou que na mudança física serão transportados o material de escritório e equipamentos, como documentos de uso corrente de órgãos e entidades e computadores, entre outros. O material será embalado previamente pelos servidores nas secretarias. Cada servidor ficará responsável pelo transporte dos objetos pessoais, como porta-retratos e calendários, além de documentações de referência pessoal, como livros e apostilas.

Na fase inicial, serão transferidas as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Governo (Segov), o Gabinete Militar do Governador e do Núcleo do Programa Estado Para Resultados, o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), a Governadoria e a Vice- Governadoria.

“O processo de mudança começa dia 13 de fevereiro com a secretaria de Planejamento e Gestão, secretaria de Governo e do Gabinete Militar do Governador. Na semana do dia 22, muda o chamado sistema de Meio Ambiente (secretaria de Estado,  IEF, Igam e Feam). No final de semana do dia 27 e 28, mudam a Governadoria e a Vice-Governadoria. A partir daí, aí serão 2.800 pessoas já habitando a Cidade Administrativa. A partir daí até outubro, nós teremos um processo gradativo de mudança de acordo com um cronograma que já foi distribuído”, afirmou.

A transferência de todos os 16 mil servidores das 18 secretarias e 25 órgãos públicos será feita de forma gradual, entre fevereiro e outubro, para garantir maior comodidade aos servidores. A previsão é de que sejam transferidos de 1.800 a 1.900 servidores por mês.