Minas por Região
Gestão

18h49min - 09 de Fevereiro de 2010 Atualizado em 18h46min - 29 de Junho de 2013

Governo inicia medidas para mudança dos servidores

BELO HORIZONTE (09/02/10) - Os servidores do Estado receberão esta semana as informações uteis para a transferência dos seus locais de trabalho para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, a partir do dia 22 deste mês. Os primeiros funcionários transferidos receberão um kit com um manual explicativo e serão orientados a partir desta quinta-feira (18) por monitores que estarão nos atuais prédios das secretarias. Cada servidor receberá também seu crachá funcional que será obrigatório para ter acesso nos novos prédios.

A secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, apresentou nesta terça-feira (9), o manual que os servidores receberão. Ele contém mapas da Cidade Administrativa e a distribuição das secretarias nos dois prédios, com indicação por andar e das vias de acesso ao complexo, que reúne ainda um centro de convivência, que abrigará restaurantes, um auditório e o Palácio Tiradentes, futura sede do governo.

Construída às margens da rodovia MG-010, na região Norte de Belo Horizonte, a Cidade Administrativa abrigará um total de 18 secretarias e 25 órgãos públicos. Na cartilha, o servidor poderá consultar os horários de funcionamento de todo o complexo, as formas de controle acesso (catracas, cancelas e leitores de porta) e ainda os meios de transporte disponíveis e a localização dos pontos de ônibus dentro do complexo.

Ainda é possível consultar no manual, as regras de uso dos serviços que serão oferecidos conjuntamente a todas as secretarias, como suporte de informática, correspondência interna, reprografia, reserva de veículos, horários para uso de auditórios e salas de reunião. Com o objetivo de garantir agilidade e controlar gastos com o custeio da administração, diferentes secretarias compartilharam o uso dos novos prédios, que terão centrais únicas para recepção de pessoas, mensageiros, correio, xérox, uso de veículos.  

No dia 4 de março, data da inauguração, 2.861 servidores já estarão exercendo suas atividades na nova sede do governo. Na cartilha, eles poderão conhecer também as normas de convivência e os termos de conduta da nova sede do Governo do Estado previstos no decreto 43.885/2004 que instituiu o Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual. Entre as normas de conduta, não fumar, manter limpo e organizado o local de trabalho, não usar aparelhos eletrônicos em volume alto e não conversar em voz alta.  

Funcionários e visitantes

O processo de transferência das primeiras secretarias para a Cidade Administrativa terminará no dia 27 de fevereiro. Os servidores das secretarias de Planejamento e Gestão e de Governo serão os primeiros a serem transferidos. Eles serão recepcionados por uma equipe de 90 monitores, especialmente treinados, que darão orientação sobre como chegar aos prédios e nas estações de trabalho.

Cada servidor tem uma estação própria que será identificada com seu nome. As novas estações de trabalho aliam funcionalidade e ergonomia para oferecer melhores condições aos servidores, bem mais adequadas do que as atuais. Cada mesa de trabalho dispõe de três gavetas e um armário, além de dois pontos livres de tomada. Não existe restrição para a colocação de objetos pessoais.

Os monitores estarão posicionados também na estação Vilarinho do metrô e nas áreas de acesso aos prédios do complexo. Eles serão facilmente identificados a partir dos jalecos que usarão com a inscrição “Posso Ajudar?”.

 “Estamos adotando os procedimentos necessários para o servidor se sentir ambientado no novo local de trabalho. Durante todo o processo de mudança teremos receptivo sim, não só para os servidores, mas também para os visitantes para que eles sejam bem encaminhados assim que chegarem à Cidade Administrativa”, afirmou a secretária Renata Vilhena.

Informações na internet

Nos prédios “Minas” e “Gerais” e no Palácio Tiradentes haverá um mapa indicativo na entrada de cada andar, com a identificação do local de trabalho de cada servidor. O servidor poderá ainda obter mais informações para sua nova rotina de trabalho por meio da internet. As informações estarão disponíveis no portal da Cidade Administrativa (www.cidadeadministrativa.mg.gov.br)  e também por meio do Twitter (@cidadeadmmg).

Nesta quarta-feira (10), a secretária Renata Vilhena apresentará o detalhamento do novo sistema de transportes que foi criado pelo Governo do Estado, em parceria com a BHTrans, para atender os servidores que se deslocarão de suas residências para a Cidade Administrativa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato