19h53min - 18 de Maio de 2012 Atualizado em 10h51min - 30 de Junho de 2013

Ronaldo Fraga explica, durante palestra, “onde a moda e o turismo se encontram”

Considerado um dos maiores estilistas do país, apresentação de Fraga foi um dos destaques do 4º Salão do Turismo

Priscilla Ázara
Ronaldo Fraga falou sobre turismo, moda e sustentabilidade durante palestra no 4º Salão Mineiro do Turismo

“A moda vem de cidades, da escrita, do tempo. Oferece a possibilidade de transformação do outro. O turismo também vende a história e a memória de um lugar e, assim, se encontra com a moda”. Com essa mensagem, Ronaldo Fraga, considerado um dos maiores estilistas do país, falou para um grande público durante o 4º Salão Mineiro do Turismo.

Em 2008, Ronaldo Fraga lançou uma coleção inspirada no Rio São Francisco. Ele conta que cresceu escutando do pai que o lugar mais belo do Brasil é qualquer um que esteja às margens do rio. Inspirado pelas palavras do pai, Ronaldo foi conferir de perto essa beleza. Dois meses navegando pelo Velho Chico a bordo do Benjamim Guimarães – o único barco a vapor ainda em atividade no mundo – foram suficientes para visualizar além das riquezas naturais do rio. “Isso nos dá a dimensão de onde turismo e moda podem chegar”, diz.

Em todos os seus desfiles, Ronaldo Fraga estabelece diálogo entre a cultura brasileira e o mundo contemporâneo. Já homenageou Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade utilizando uma criatividade incomparável.  “O grande desafio da moda e dos bens de consumo é unir crônica e poesia, assim como fez o brilhante Noel Rosa, pioneiro nesta junção”, ressalta. O estilista também disse que aposta no turismo e moda em Minas, enfatizando que é uma questão de aproveitar as oportunidades.

Salão Mineiro do Turismo

O 4º Salão Mineiro do Turismo é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Azul Linhas Aéreas,  Sebrae-MG,  Mercado Central,  Confederação Nacional do Comércio, FIEMG,  Programa Turismo de Negócios, por meio do Fundo BID Fumin, Companhia Mineira de Promoções, Master Turismo e Pampulha Turismo.

O evento é considerado um dos mais importantes do setor turístico do Estado e é um convite para que o mineiro escolha opções de viagens e roteiros turísticos por todas as regiões do Estado e, ainda, um espaço para a preparação e qualificação da cadeia produtiva para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais passarão a receber nos próximos anos.

A feira acontece nos dias 18 e 19 de maio, no Minascentro, e é gratuita e aberta ao público, das 10 às 20h. Para mais informações, acesse: www.salaomineirodoturismo.com.br.