10h05min - 09 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 09h54min - 30 de Junho de 2013

Secretaria de Educação investiu mais de R$ 245 milhões em infraestrutura escolar no ano passado

Investimentos englobam reforma e construções de novos prédios, além de compra de mobiliário e equipamentos

Divulgação/SEE
A Escola Estadual Joelma Alves de Oliveira, em Igarapé, foi toda reformada

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está investindo cada vez mais na melhoria da infraestrutura das escolas estaduais mineiras. Em 2011, foram investidos R$ 245,8 milhões na estrutura física da rede estadual. Este valor engloba desde reformas e construções de novos prédios, até compra de mobiliário e equipamento para as escolas.

Foram autorizadas construções e reformas de 28 prédios via Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop), da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop). Essas obras estão distribuídas em 18 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Foram liberados R$ 46 milhões para a execução das obras.

A secretaria também repassou recursos para obras realizadas via caixa escolar, como reformas, ampliações e outras intervenções. No último ano, foram liberadas de R$ 141,6 milhões via caixa escolar. Nessa modalidade, os recursos são repassados diretamente para as escolas, que fazem a administração da obra. Foram atendidas 710 escolas da rede estadual de ensino.

Segundo o subsecretário de Administração do Sistema Educacional de Minas Gerais, Leonardo Petrus, as ações de melhoria de infraestrutura foram desenvolvidas em todas as regiões do Estado. “Embora 2011 tenha sido um ano de restrições orçamentárias por causa dos impactos na arrecadação do Estado, a secretaria realizou significativos investimentos em infraestrutura escolar, com amplo atendimento em obras e mobiliários”, explica. “Esperamos que esses investimentos melhorem substancialmente as condições de nossas escolas e possibilitem oferecer aos nossos alunos um ambiente adequado e estimulante para a prática pedagógica, refletindo assim, na melhoria do desempenho educacional da nossa rede”, completa.

Mobiliário e equipamentos

Para a compra de mobiliário e equipamento a SEE liberou R$ 43 milhões em recursos, em 2011. Essa verba é utilizada para compra de materiais como carteiras, bebedouros, geladeiras e outros equipamentos que a escola possa solicitar. Uma das compras da Secretaria foram equipamentos de higiene e segurança para cantineiras. Esses equipamentos beneficiaram 3.611 escolas.

De acordo com Leonardo Petrus, para a liberação de mobiliário e equipamentos foram priorizadas as novas escolas. “No caso de mobiliários e equipamentos, priorizamos a liberação para novas escolas construídas, com a aquisição de todo mobiliário novo, a ampliação de novos espaços e a necessidade de reposição ou substituição dos existentes”.

Antenas – Canal Minas Saúde

Quase todas as escolas da rede estadual de Minas já contam com antenas que retransmitem a programação do Canal Minas Saúde. Ao todo, as antenas já foram instaladas em 3.483 escolas. O número corresponde a 92% do total das escolas da rede. A expectativa é que até o final de fevereiro de 2012, as antenas já estejam instaladas em todas as 3.769 escolas estaduais que necessitam dos equipamentos.

Com as antenas, as escolas, além de ter acesso à programação do Canal Saúde, poderão ter acesso a outros conteúdos relacionados à educação. A ideia é que a SEE tenha uma parte da programação do Canal e possa utilizar esse espaço para complementar a formação de profissionais ligados à educação.

Transporte Escolar

Além dos investimentos em obras, mobiliário e equipamento, a secretaria investiu também no transporte escolar para os alunos que moram na Zona Rural. Em 2011, foram investidos mais de R$ 132 milhões para 828 municípios mineiros. No início de 2012, a secretaria autorizou aditivos nos convênios de transporte escolar com prefeituras de municípios que têm escolas estaduais em processo de reposição, com aulas aos sábados, feriados e período de férias. No total, a secretaria liberou R$3,7 milhões adicionais para 144 municípios.