20h16min - 21 de Janeiro de 2010 Atualizado em 01h02min - 01 de Julho de 2013

Carnaval das Cidades Históricas 2010 é lançado em BH

BELO HORIZONTE (21/01/10) - O Carnaval das cidades históricas de Minas promete intensificar a alegria e o agito dos foliões em 2010.  Nesta quinta-feira (21), ao lado dos prefeitos de e secretários municipais de turismo de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Tiradentes, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, lançou o projeto Carnaval das Cidades Históricas 2010. A apresentação do projeto, que tem a parceria do Governo de Minas, por meio das Secretaria de Estado de Turismo e de Secretaria de Estado de Cultura, aconteceu para a imprensa de Belo Horizonteno auditório da Setur. Na sequência, houve uma mostra da folia com intervenções artísticas na Praça da Liberdade.

A inciativa surgiu no Carnaval de 2009, quando as prefeituras de São João del-Rei, Ouro Preto e Sabará se uniram em um movimento que promove o resgate de uma festa tradicional e autêntica e que incentiva a valorização da arte por meio de marchinhas e blocos caricatos carnavalescos. Com uma programação de eventos gratuitos, o projeto destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro. Em 2010, o Carnaval das Cidades Históricas passa a contar com a adesão de mais três municípios, Diamanatina, Mariana e Tiradentes.

Para a secretária de Turismo, Érica Drumond, “o Carnaval é o maior evento para se divulgar um destino turístico, e é através do sucesso de um grande evento que o destino se sobressai". A secretária alerta que os mineiros não podem ser multiplicadores da cultura de outros Estados. “A cultura de Minas Gerais é popular. E a grandeza de nossa cultura não tem concorrente, pois Minas oferece uma imensidade de beleza e um povo que irradia energia e hospitalidade”, afirma Drumond. Segundo a secretária, a intenção da Setur é, em parceria com a iniciativa privada, oferecer produtos competitivos para o Carnaval de Minas, buscando cada vez mais diversificar o perfil do turista, aumentando assim a receita dos municípios.

A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Nora Vaz de Mello, afirma que “o resultado desta ação pode proporcionar que a nova geração contextualize as marchinhas carnavalescas como manifestação cultural mineira, nos seus aspectos de memória material e imaterial”, ressalta. Ela lembra que “a marchinha teve o seu apogeu nas primeiras décadas do século XX. As músicas retratam e fazem crônicas sociais da época em que foram criadas sob um recorte bem-humorado de um tempo. A expectativa da Superintendência é que o Carnaval das Cidades Históricas proporcione momentos de fruição cultural, e que motive uma nova safra de compositores dedicados a este estilo musical”, concluiu.

O Carnaval das Cidades Históricas de Minas também será lançado para a imprensa, operadores e agentes de turismo, no dia 29 de janeiro, no Espaço Minas Gerais, em São Paulo.

Ouro Preto em Circuitos

De acordo com a prefeitura, a cidade espera receber cerca de 40 mil foliões por dia. Ouro Preto vai contar com três circuitos durante os cinco dias de Carnaval.

Sabará com segurança

A prefeitura de Sabará está preparando um esquema especial para a segurança dos visitantes. Em cada rua que dá acesso ao centro histórico haverá reforço da Polícia Militar, garantindo a festa dos foliões.

Diamantina de todos para todos

O foco do carnaval de Diamantina é a diversificação dos turistas. Também haverá os espaços Cultura e Saúde, MPBeco, Largo da Folia e Circuito Cultural dos Blocos.

São João del-Rei com pré-Carnaval

A cidade se antecipa e inicia o Carnaval já no dia 6 de fevereiro, com o Bloco Bandalheira percorrendo as ruas da cidade, a partir das 18h. Em São João del Rei também serão destaques os tradicionais desfiles das Escolas de Samba.

Mariana histórica

A programação da cidade inclui roda de samba, apresentação de marchinhas de carnaval e blocos caricatos nas ruas do município. Os principais pontos da festa serão a Praça Dr. Gomes Freire, Praça da Sé, com o Circuito Jardim e Avenida Getúlio Vargas.

Tiradentes da família

O Carnaval em Tiradentes este ano traz a mensagem de paz. O destaque de 2010 são os blocos caricatos como o das Domésticas, Ver te Cana, Ora pro nobis, Entre e Vista, dentre outros, que desfilam a partir do dia 11de fevereiro pela cidade.