19h44min - 27 de Abril de 2010 Atualizado em 10h29min - 25 de Junho de 2013

Plug Minas abre exposição Maratona Fotográfica em BH

BELO HORIZONTE (27/04/10) - Para marcar o início das atividades do Núcleo Caminhos do Futuro, o Plug Minas inaugurou, nesta terça-feira (27), a exposição Maratona Fotográfica - um olhar sobre a região Leste, um olhar sobre o mundo. Para construir este trabalho, foram convidados sete jovens fotógrafos de Belo Horizonte que circularam pelos bairros da região Leste da cidade. A reunião das fotografias produzidas revela, por meio do olhar de cada artista, aspectos dos lugares que, por muitas vezes, se tornam invisíveis diante do cotidiano. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 27 de maio.

O secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Washington Mello, participou do lançamento da mostra. “Essa iniciativa é imensamente louvável, porque o objetivo mais importante é aproximar o Plug Minas da comunidade no qual está inserido, a região Leste”, disse o secretário. O Plug Minas, projeto concebido pela Secretaria de Estado de Cultura, é um centro de formação e experimentação digital onde jovens, de 15 a 24 anos, estudantes das diversas escolas da rede pública do Estado, desenvolvem competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia e da cultura digital.

Os fotógrafos convidados para a Maratona Fotográfica são Bruno Vilela, Bruno Magalhães, Felipe Ferreira, Guilherme Cunha, Simone Pazzini, Pedro Furtado e o coletivo Xepa, representados por Viviane Gandra e Marco Antônio Vieira. Durante as andanças pela região, cada um pôde escolher, à sua maneira, para onde ir e como dirigir seu foco. Lançando seus olhares para diferentes ambientes e situações, que variaram desde o Cemitério da Saudade aos ambientes internos de casas de pessoas até então desconhecidas.

O Núcleo Caminhos do Futuro

Trata-se de um espaço de exposições da produção dos jovens estudantes do Plug Minas. Ao dar visibilidade a estes trabalhos, o Plug Minas contribui para o processo de autonomia de cada um deles e promove a integração entre o que é produzido internamente e a sociedade. O núcleo pretende também apresentar projetos experimentais e se tornar um espaço reconhecido pela abertura a novas propostas artísticas, estéticas e educativas. O Caminhos do Futuro é, antes de tudo, espaço de formação, capacitação e reflexão, que abrigará atividades como exposições, oficinas, workshops e palestras.

Serviço

Evento: Exposição Maratona Fotográfica: um olhar sobre a região Leste, um olhar sobre o mundo

Data: 27 de abril a 27 de maio

Horário: de segunda a sexta, das 9 às 18h; aos sábados, das 9 às 13h