Governador

18h42min - 12 de Setembro de 2011 Atualizado em 00h54min - 30 de Junho de 2013

Anastasia relembra trajetória marcante de JK durante solenidade em Diamantina

DIAMANTINA (12/09/11) - O governador Antonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira (12), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a tradicional Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do ex-presidente para o desenvolvimento do país e o exemplo deixado por ele de coragem e espírito democrático.

“Esta Medalha é uma tradição de Minas Gerais. O presidente Juscelino deixou, como todos sabemos, uma grande imagem de homem democrático, de um homem público sem ódios, sem rancores, homem que sabia perdoar. Esta é uma memória que fazemos de Minas para o Brasil e até do Brasil para o mundo. Fico muito orgulhoso de presidir a cerimônia, ao lado de Maria Estela Kubitschek, sua filha, e fazendo aqui esse cumprimento não só à memória dele, como também à Diamantina e suas tradições”, disse o governador em entrevista.

A entrega da Medalha JK é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, que nasceu na cidade em 1902. O ano de 2011 marca o 60º aniversário da posse de Juscelino como governador de Minas Gerais.

Ao relembrar os fatos históricos que marcaram a trajetória de Juscelino Kubitschek, Antonio Anastasia ressaltou suas inúmeras contribuições para Minas e para o Brasil. “Contemporâneo do futuro, JK não se limitou a governar a cidade de Belo Horizonte: avançou sobre o tempo, como ocorreu ao imaginar o Conjunto da Pampulha. Em Juscelino, os olhos edificavam sobre os alicerces da esperança, antes que as obras se nutrissem de projetos, de concreto e do suor dos trabalhadores. E assim fez, ao governar Minas e ao governar o Brasil. Ao olhar alguma paisagem mansa, bucólica, deserta, rasgava-a com os seus olhos; nela semeava, antevia douradas messes, abria estradas, erguia fábricas, cavava lagos e represas, povoava-a de trabalho e de alegria”, disse.

Para Anastasia, não faltou a Juscelino a coragem pessoal em combates, revoluções, e na corrida pelo desenvolvimento socioeconômico do país. “Impeliam-no duas virtudes políticas, inseparáveis de sua identidade humana: a busca da coesão nacional e dedicação permanente à construção da grandeza do país. Para a coesão nacional, identificava os pontos comuns que conciliassem as correntes de opinião, dentro do possível. Para a grandeza nacional, era preciso desenvolver o país, ampliar o mercado interno, buscar a igualdade social mediante a lei, dotar as forças armadas de equipamentos eficazes”.

Medalha

Este ano, foram condecoradas 186 personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país com a "Grande Medalha" e "Medalha de Honra", as duas divisões da comenda.

Entre os agraciados, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar, Juniti Saito; embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão; embaixador da França no Brasil, Yves Edouard Saint-Geours; presidente de Furnas, Flávio Decat; artista plástico Carlos Bracher e ainda o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e o grupo Becudos do Motta Carnaval Clube.

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, foi entregue pela primeira vez em 1996 e é concedida a personalidades que prestam ou tenham prestado serviços relevantes à sociedade, contribuindo para o crescimento de instituições políticas e governamentais de Diamantina, do Estado e do País.

Homenagens

O governador Antonio Anastasia chegou às 11h10 à Praça JK, onde foi recebido com honras militares e passou em revista a Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Após receber os cumprimentos das autoridades presentes e o hasteamento da bandeira, ao som do Hino Nacional, o governador, ao lado da filha de JK, Maria Estela Kubitschek, depositou flores no monumento de JK. Em seguida, no palanque na Praça JK, os agraciados receberam as medalhas das mãos do governador e de outras autoridades.

“É sempre necessário recorrer à obra dos grandes nomes de Minas, para a renovação do compromisso com os valores essenciais de nossa gente, os do desenvolvimento, da justiça e da liberdade, dos quais foi servidor, até o fim, o grande diamantinense, o nosso querido presidente eterno Juscelino Kubitschek de Oliveira”, disse o governador durante seu pronunciamento em homenagem a JK.

“Esta comenda simboliza a mais alta mineiridade e a mais autêntica brasilidade. O nosso patrono JK foi quem deu novos horizontes à capital de Minas nos anos 40. Abriu-lhe à modernidade da Pampulha. Sacudiu Minas Gerais como seu governador nos anos 50, com seu plano de ação embalado pelo binômio energia e transporte. Foi este patrono quem despertou o Brasil de fato. Acordou o país para lançar uma verdadeira conquista do território nacional, desde os confins da Amazônia até as fronteiras do Centro-Oeste”, destacou o orador oficial do evento, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro.

Para o prefeito de Diamantina, Padre Gê, a Medalha JK é o reconhecimento a pessoas que, de fato, contribuem com o desenvolvimento da sociedade brasileira. “Nesses quinze anos de Medalha JK, mais de 1.500 cidadãos do bem já passaram por nossas terras e receberam nossos agradecimentos, nosso abraço e nossas sinceras homenagens pelos notórios trabalhos prestados aos municípios, aos estados e à Nação”, disse o prefeito. O público assistiu a uma apresentação artística e, após os pronunciamentos, a cerimônia foi encerrada com o desfile da Guarda de Honra.