10h42min - 14 de Novembro de 2013 Atualizado em 14h44min

Governo de Minas divulga os 40 projetos de startups selecionados para primeira rodada do SEED

Empreendedores de seis países e sete estados brasileiros vão participar do programa estadual de incentivo para desenvolvimento da chamada nova economia

Omar Freire/Imprensa MG
O diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Estado de Minas Gerais, André Barrence, anunciou os projetos aprovados

O diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Estado de Minas Gerais, André Barrence, divulgou, nesta quinta-feira (14), a lista dos 40 projetos que serão acelerados na primeira fase do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), programa de incentivo ao ecossistema de empreendedorismo e startups do Governo de Minas. O anúncio foi feito durante a abertura da Semana Global do Empreendedorismo 2013, na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Criado pelo Governo de Minas, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas, o SEED tem como objetivo transformar Minas Gerais no maior polo de empreendedorismo tecnológico da América Latina, atraindo empreendedores para construir ideias inovadoras. Os 40 projetos selecionados receberão, durante seis meses, R$ 80 mil para custear o desenvolvimento de uma versão lançável ou de pelo menos uma prova de conceito do seu produto ou serviço, além de mentoria, espaço de co-working e network.

A iniciativa é voltada para brasileiros e estrangeiros com companhias ainda no estágio inicial, mas que tenham um alto potencial de contribuição para o enriquecimento do ecossistema empreendedor. A lista de startups escolhidas para esta primeira fase incluis projetos de seis diferentes países e sete estados brasileiros.

Para André Barrence, a oportunidade para as 40 startups é apenas o começo de uma extensa estratégia de estímulo à inovação e ao empreendedorismo em Minas. “A partir da primeira turma, esperamos consolidar o ecossistema de startups de Minas como referência na América latina, promovendo impacto positivo na economia e fortalecendo a cultura empreendedora no estado”, destaca o diretor-presidente.

Alta procura

As inscrições para a primeira rodada do SEED foram abertas em setembro e, em apenas 22 dias, mais de 1.300 startups de 32 países diferentes e 19 estados brasileiros submeteram seus projetos, contemplando mais de 3 mil empreendedores interessados em ser acelerados pela iniciativa. O processo de análise e seleção, realizado pela consultoria Startup Farm, durou cerca de um mês.

Segundo o gestor do SEED, Leandro Campos, já está planejada para dezembro a abertura das inscrições para a segunda rodada do programa. “Portanto, os empreendedores que não foram selecionados ou não se inscreveram agora poderão enviar suas inscrições para a próxima turma”, destaca.

Para facilitar a vinda de empreendedores estrangeiros selecionados, uma parceria inédita entre o Governo de Minas e o Conselho Nacional de Imigração garantirá que estes empreendedores tenham visto facilitado de dois anos, concedido a tempo de participarem do programa. “Para construir um ecossistema de grande relevância é preciso diversidade: de ideias, de costumes, de experiências. Por isso, a participação de estrangeiros no SEED é tão importante”, afirma André Barrence.

Até o dia 21 de novembro, os empreendedores inscritos poderão encaminhar questionamentos sobre o resultado divulgado. Se a equipe do SEED e a comissão de avaliadores entenderem que o questionamento tem fundamento, o resultado final poderá sofrer alteração.

Saiba mais informações no site www.seed.mg.gov.br.

Confira abaixo a lista de startups selecionadas para a primeira etapa do SEED:

AceitaFone - Brasil/SP

AidApp.org – Chile