Minas por Região
Governador

16h24min - 11 de Julho de 2012 Atualizado em 07h23min - 27 de Junho de 2013

Para as Nações Unidas, gestão mineira é “exemplo a ser seguido em outros países”

Durante solenidade de repactuação dos Objetivos do Milênio, embaixador Jorge Chediek destaca “iniciativa histórica” do Governo de Minas

Omar Freire/Imprensa MG
Para Jorge Chediek, "resultados demonstram o empenho da gestão pública estadual"
Para Jorge Chediek, "resultados demonstram o empenho da gestão pública estadual"

O modelo de administração pública de Minas Gerais é um “exemplo a ser seguido por diversas nações”, segundo afirmou o coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), embaixador Jorge Chediek. Durante solenidade de repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizada nesta quarta-feira (11) no Palácio Tiradentes, Chediek destacou o pioneirismo da gestão pública mineira.

“Hoje é um dia histórico paras as Nações Unidas. Durante anos, a missão da ONU foi promover os Objetivos do Milênio entre as nações para construir um mundo melhor. Hoje, o que vemos em Minas é que, pela primeira vez, metas ainda mais ousadas estão sendo estabelecidas. É o primeiro ente – entre estados, províncias e países – no mundo a assumir essa postura”, afirmou o representante da ONU.

Os Objetivos do Milênio foram traçados como um pacto global pelo bem-estar e pelo desenvolvimento, e concretizado por meio de um documento assinado em 2000 por 191 nações, entre elas o Brasil. As metas estabelecidas de melhoria dos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação tinham como base níveis estabelecidos em 1990 para serem alcançadas até 2015.

Para Jorge Chediek, estes resultados demonstram o empenho da gestão pública estadual. “Aos olhos das Nações Unidas, o Estado de Minas Gerais hoje é um exemplo bem sucedido para todos os países, de como é possível promover crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da população. São experiências a serem compartilhadas com outras nações”, enalteceu.

Nesta quarta-feira, o governador Antonio Anastasia assinou a repactuação dos ODM. Além de estabelecer metas mais ousadas, Minas Gerais incluiu um nono compromisso, que é mais segurança e tranquilidade para todos, com a adoção de ações visando à prevenção e ao combate à violência. Minas já conseguiu cumprir sete das oito metas pactuadas.

Ao analisar a repactuação proposta por Minas, Jorge Chediek reiterou tratar-se de um “dia histórico”. “É extremamente audacioso e corajoso: pactuar objetivos de desenvolvimento que vão muito além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Por isso é um dia histórico. Em nível mundial, não houve nenhuma repactuação, com um grau de comprometimento como o que está sendo demonstrado por Minas”, afirmou.

O representante do Pnud destacou, ainda, a importância, para as Nações Unidas, da parceria mantida com o Governo de Minas. “Esta é uma das experiências brasileiras que vamos compartilhar com outros países do mundo. Para as Nações Unidas tem sido um grande orgulho ter desenvolvido essa parceria com o Governo de Minas Gerais”, concluiu o embaixador Jorge Chediek.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato