13h56min - 10 de Outubro de 2013 Atualizado em 12h27min - 11 de Outubro de 2013

Programa do Governo de Minas promove intercâmbio entre chefs de cozinha do Estado

Durante participação do Estado na Feira de Livros de Frankfurt, o secretário de Turismo falou sobre o Gastronomia dos Morros, iniciativa que terá início no dia 19 deste mês

Divulgação/CDN
Grandes nomes da gastronomia de Minas Gerais participam da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha

O secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, anunciou nesta quinta-feira (10), em entrevista com a imprensa brasileira na Feira de Livros de Frankfurt, o lançamento do programa “Gastronomia dos Morros”. A iniciativa do governo estadual consiste em integrar e promover um intercâmbio entre chefs dos grandes restaurantes de BH e chefs do Aglomerado Santa Lúcia. O programa será lançado no próximo dia 19 de outubro e começa com a reunião, no Santa Lúcia, de seis chefs convidados e cinco do Aglomerado.

Ao lado do chef Ary Kaspers, de Monte Verde, que proferiu aula de cozinha mineira e brindou o público da maior feira anual de livros do mundo com pão de queijo e outras especialidades da cozinha mineira, o secretário explicou que o projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira acontecerá no dia 19 de outubro, quando os chef’s do Aglomerado apresentarão suas receitas para os seis renomados chef’s de Belo Horizonte. O evento acontecerá no Salão Paroquial do Aglomerado, na rua Principal, 321, às 13h. Na segunda etapa, haverá inversão do processo: os chefs convidados vão cozinhar para os chefs do Aglomerado. Desta vez, o encontro, previsto para o dia 2 de novembro, será realizado no restaurante Vecchio Sogno, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, em horário ainda a ser definido.

Agostinho Patrus Filho adiantou que os chefs convidados já estão escolhidos.Na primeira etapa estarão presentes Ivo Faria (Vecchio Sogno), Henrique Gilberto (Belo Comidaria), Leandro (Lab), Frederico e Felipe (Trindade) e Paulo Cardoso (Haus Munchen). Os chefs do morro ainda estão em processo de escolha e os critérios são o histórico pessoal, a experiência culinária, o interesse em aprender e o potencial para crescimento e aperfeiçoamento. O programa inclui também o estágio de 14 dias dos chefs do Santa Lúcia em restaurantes da capital mineira e está prevista a publicação de um livro com histórias e receitas do Aglomerado.

O programa Gastronomia dos Morros deve impulsionar e incentivar o pequeno profissional de gastronomia e alavancar a economia também do pequeno produtor rural que, em geral, é o fornecedor dessa atividade. O secretário entende que a iniciativa do Governo de Minas consiste em um grande passo para estender o trabalho para outras regiões do Estado. Para o Agostinho Patrus, esse tipo de proposta, que recebe apoio da sociedade e de órgãos como o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BMDG), o Senac, o Senai, Síbares e o Museu de Quilombos e Favelas (Muquifu), contribui para alavancar o turismo local, melhorar as condições de várias comunidades, revelar talentos e, sobretudo, gerar novas fontes de emprego e renda.

Entenda o projeto

Valorizar e preservar conhecimentos, identificar as formas de expressão da gastronomia do Aglomerado, bem como os principais ingredientes utilizados, modos de fazer e oportunidades de negócios que a envolvem, são objetivos da iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), desenvolvida em conjunto com a comunidade do Aglomerado Santa Lúcia e outros parceiros.

Minas Gerais, que é reconhecida por turistas do mundo todo por suas qualidades gastronômicas, vem trabalhando nas mais variadas vertentes. Além da alta gastronomia, o governo incentiva e valoriza o conhecimento de outros nichos populacionais, a exemplo do Aglomerado Santa Lúcia. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, trabalhando a gastronomia social dentro do projeto Minas Criativa e diante das possibilidades que a comunidade apresenta, o objetivo é ajudar a pensar novos negócios e estimular as pessoas envolvidas a se tornarem membros produtivos do mercado de trabalho gastronômico.

Entre as ações realizadas, destacam-se a elaboração de um plano de atividades para a promoção da gastronomia do Aglomerado, a identificação e o fomento de parcerias entre o Governo de Minas Gerais e entidades que atuam no setor gastronômico e o incentivo ao empreendedorismo no setor gastronômico na comunidade.

Muquifu

Inspirado nos museus comunitários da Maré e do Cantagalo/Pavão Pavãozinho, do Rio de Janeiro, o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) pretende ser um museu a céu aberto, etnográfico, histórico e artístico. A gestão do Muquifu está sob a responsabilidade da comissão do Quilombo, que organiza as três semanas de “Paz e Cidadania”, evento que acontece anualmente no Morro do Papagaio, como é conhecido o Aglomerado Santa Lúcia. Em dezembro de 2012 foi inaugurado o Memorial do Quilombo, primeiro núcleo do Muquifu. Ali é catalogado e arquivado o material recebido para o museu. Contar a origem do congado, da arte negra, da dança e as comidas típicas da comunidade são alguns dos objetivos do espaço.

Feira de Frankfurt

Frankfurt se transforma na capital mundial do livro até o próximo domingo (13). Durante a Feira do Livro da cidade – a Buchmesse, maior feira de livros anual do mundo –, mais de 300 mil frequentadores e cerca de 7.300 expositores de 100 países terão a oportunidade de apreciar os encantos da comida mineira. Este ano, a exposição de Frankfurt homenageia o Brasil e Minas Gerais, que assumiu a responsabilidade de apresentar mundialmente a cultura gastronômica do país, tem participação marcante: o estado está representado por escritores, artistas, mestres da culinária e por autoridades do Governo de Minas.